Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Balada Sertaneja

20:01 às 23:59

SEMANA DE ‘TEMPO FECHADO’

BELO HORIZONTE PODE TER QUASE METADE DA CHUVA ESPERADA PARA JANEIRO ATÉ QUINTA-FEIRA (22)

Belo Horizonte pode registrar 160 milímetros de chuva até esta quarta-feira. Segundo a Defesa Civil da Capital, o volume é quase metade do esperado para todo o mês de janeiro, que tem média climatológica prevista de 330 mm. No alerta do órgão municipal, a previsão para esta segunda-feira (19) é de um total de 50 milímetros de chuva, mesmo volume prevista para esta terça-feira (20). Nesta quarta-feira (21), maior volume precipitações de até 60 mm. Já a Defesa Civil Estadual de Minas (SEDEC) alerta que as chuvas severas que podem superar os 200 milímetros, até a próxima sexta-feira (23). Segundo a Cedec, as precipitações persistentes podem provocar alagamentos, enxurradas e transbordamento de córregos e rios.

 

CÓRREGOS, RIOS E ENXURRADAS

A Defesa Civil de Minas reforça que o acúmulo de chuva ao longo de vários dias eleva significativamente o risco de enxurradas, alagamentos e transbordamento de córregos e rios, que podem ocorrer de forma rápida e inesperada.

A população deve evitar qualquer aproximação de córregos, ribeirões, rios e áreas de enxurrada, pois o nível da água pode subir repentinamente, com forte correnteza e alto risco de arrastamento de pessoas e veículos.

Também é fundamental evitar nadar, entrar ou permanecer em rios e córregos durante períodos de chuva, mesmo que o volume aparente ser baixo, já que a correnteza pode se intensificar de forma súbita. A permanência nesses locais durante e após as chuvas representa perigo elevado.

 

Dicas de prevenção

- Evite sair de um local seguro durante as chuvas. Aguarde a intensidade diminuir ou a chuva parar.

- Mantenha-se atento aos níveis da água. Procure um lugar seguro ao sinal de qualquer aumento do nível.

- Não deixe crianças brincarem em rios, na chuva ou em enxurradas. Há risco de doenças e acidentes.

- Se for levado pelas águas, procure agarrar-se em algo que flutue.

- Não se arrisque em atravessar as ruas e áreas alagadas a pé ou com veículos.

 Não se proteja embaixo de árvores, pois elas podem cair e atrair raios. Busque abrigo em veículos ou edificações.

- Se estiver ao ar livre e sem abrigo, fique agachado, com os pés juntos e a cabeça abaixada, mantendo-se o mais baixo possível.

- Desconecte os aparelhos elétricos da corrente elétrica para evitar curtos circuitos.

- Se sua casa apresentar trincas ou outras alterações estruturais, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (telefone 193) e a Defesa Civil do seu município (telefone 199) para avaliar o imóvel, antes do retorno à casa. Somente retorne se as águas baixarem e o caminho estiver seguro.

- Em caso de emergência, ligue: 190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil e 192 Samu.

- Envie uma mensagem de texto (SMS) com o CEP do local desejado para 40199 e receba alertas da Defesa Civil

 

A previsão do tempo completa para as regiões mineiras nos próximos dias está disponível NESTE LINK.

 

 

Por Jardel Gama

Com informações da Agência Minas

 

 

Leia também:

IMPOSTO COM DESCONTO SIGNIFICATIVO: Contribuinte de Belo Horizonte tem menos de 15 dias para garantir desconto de 30 por cento no IPTU com a nota fiscal