Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

NOVIDADE EM SEGURANÇA DIGITAL

FERRAMENTA CELULAR SEGURO PASSA A BLOQUEAR TAMBÉM APARELHOS SEM APLICATIVO INSTALADO

A Ferramenta Celular Seguro passa agora a bloquear também aparelhos sem aplicativo instalado. Quem for vítima de furto ou roubo de celular ou quem perdeu o aparelho pode registrar a ocorrência pelo aplicativo Celular Seguro usando outro aparelho telefônico, tablet ou computador. Também não é mais necessário informar o IMEI do celular, uma espécie de CPF do aparelho, nem ter registro prévio no aplicativo. Basta baixar o app e entrar no Celular Seguro por meio de outro dispositivo, fazer o registro em até 15 dias, indicando a data e o horário do ocorrido, bem como a linha telefônica utilizada no celular.

O site do Celular Seguro pode ser acessado de qualquer aparelho, e é preciso fazer login usando a conta gov.br. Para bloquear o celular, é preciso que o login use o mesmo CPF do titular da conta telefônica.

Segundo o Ministério da Justiça, o bloqueio só pode ser feito pelo titular da linha telefônica habilitada. Ou seja: ao logar no portal gov.br, será preciso usar o mesmo CPF cadastrado junto à operadora – que é quem faz a verificação e realiza o bloqueio.

Atualmente, cerca de 3,6 milhões de brasileiros já cadastraram seus aparelhos no Celular Seguro. Com a nova função, diz o governo, mesmo quem não fez esse cadastro ainda consegue usar a plataforma para bloquear o telefone – e impedir o acesso aos apps de banco, por exemplo.

 

COMO SE CADASTRAR NO CELULAR SEGURO

- Baixe o aplicativo do Celular Seguro para Android ou iPhone (iOS)

- Faça o login com a conta gov.br

- Clique em "Registrar telefone"

- Selecione "Cadastrar telefone"

- Insira os dados do celular (número, operadora, marca) e, se quiser, uma pessoa de confiança

- Clique em "Cadastrar"

 

COMO USAR O CELULAR SEGURO

Pelo sistema, o usuário pode emitir um único alerta e solicitar, de forma rápida e segura:

- o bloqueio do aparelho;

- o bloqueio da linha telefônica;

- o bloqueio de contas e aplicativos bancários vinculados ao dispositivo.

 

 

Por Jardel Gama

 

 

Leia também:

JUSTIÇA A SER FEITA: Ministério Público pede que Justiça mantenha prisão preventiva de empresário acusado de assassinar gari em Belo Horizonte