Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Clássicos da Liberdade

11:01 às 13:00

SEM EXIGÊNCIA DE AUTOESCOLA

CHN TERÁ RENOVAÇÃO AUTOMÁTICA PARA MOTORISTAS SEM MULTA. NOVO SISTEMA É LANÇADO NESTA TERÇA-FEIRA (9)

As mudanças no processo de emissão da CNH, Carteira Nacional de Habilitação, devem ser lançadas nesta terça-feira (9). Entre as novas regras, estão o fim da exigência de aulas obrigatórias em autoescolas e a renovação automática e gratuita do documento para motoristas classificados como "bons condutores". Para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, haverá também o lançamento do aplicativo CNH do Brasil, uma nova versão atualizada do que já existe da Carteira Digital de Trânsito.  A expectativa é a de que as novas normas sejam publicadas em edição extra do Diário Oficial da União, amanhã mesmo. O Contran, Conselho Nacional de Trânsito, aprovou as alterações no começo deste mês.

O app permitirá iniciar o processo de obtenção da CNH sem a necessidade de ir a uma autoescola, oferecendo gratuitamente todo o material necessário aos futuros condutores.

"Se não comete infração de trânsito você não precisa que o Estado te dê trabalho. Se não levou ponto, sinal que não está cometendo infração. E se você está dirigindo e não cometeu nenhuma infração, não tem sentido. É só pra levar o cidadão ao órgão público novamente", disse o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), em entrevista ao G1.

Atualmente, a renovação da CNH e a exigência de exames dependem de fatores como a idade do motorista e a categoria da carteira. A atualização pode ser feita até 30 dias após o vencimento e, após esse período, dirigir sem a CNH válida é considerado uma infração gravíssima.

A medida para beneficiar os "bons condutores" não integra as mudanças aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tratam das novas regras para a obtenção da CNH, mas deve assinada em cerimônia no Palácio do Planalto nesta terça.

As alterações nas regras para obter a CNH serão publicadas no Diário Oficial da União e passam a valer imediatamente.

 

 

CONFIRA AS MUDANÇAS:

- As aulas em autoescola deixam de ser obrigatórias;

- O conteúdo teórico estará disponível no aplicativo do governo, de graça, e não será mais exigida carga horária mínima;

- O aluno poderá usar carro particular e optar por aulas com um instrutor autônomo, credenciado pelo Detran;

- As aulas práticas caem de 20 para 2 horas no mínimo (com um instrutor ou em autoescola);

 -  As provas práticas continuam sendo presenciais, assim como o exame médico e a coleta biométrica;

- Quem reprovar na primeira avaliação poderá fazer o segundo teste de graça;

não haverá mais prazo para a conclusão do processo de habilitação, que hoje é de um ano.

 

A previsão é de que a nova versão do aplicativo CNH do Brasil seja disponibilizada também na terça-feira (9), após o lançamento oficial. A partir do aplicativo o futuro motorista poderá fazer grande parte do processo para conseguir tirar sua habilitação. Ele pode iniciar o processo numa autoescola também.

 

Os passos pelo aplicativo são:

- Primeiro, o cidadão vai fazer um curso gratuito, mas obrigatório. Ele pode fazer o curso pelo aplicativo, pelo computador, celular, tablet;

- Após o curso, o cidadão recebe um certificado que informa estar apto para fazer a prova teórica;

- Antes da prova teórica, a pessoa precisa ir ao Detran para fazer a biometria e a foto;

- Exame médico e exame psicológico, realizados por qualquer médico e qualquer psicólogo;

- Prova teórica;

- Após a aprovação na prova teórica, o futuro motorista pode procurar uma autoescola ou um instrutor autônomo;

- Prova prática. Se aprovado, o novo motorista recebe automaticamente a CNH digital.

 

 

 

 

O instrutor autônomo também vai ser identificado pelo aplicativo e registrará as aulas ministradas no sistema. Ao final, o aluno recebe um novo certificado, informando que está apto para a prova prática.

 

Prova nacional e padronizada

Segundo o Ministério dos Transportes, as provas teóricas e práticas serão padronizadas em todo o país e os simulados vão trazer questões que estarão no teste.

 

 

Por Jardel Gama

 

 

Leia também:

NOVA EXIGÊNICIA DA DIREÇÃO: Exame toxicológico para tirar CNH passa a ser exigido também para categorias A e B