EDITAL DE LICITAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DO TERMINAL METROPOLITANO DE SANTA LUZIA É LANÇADO
O edital de licitação para a construção do Terminal Metropolitano de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, acaba de ser lançado. Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), a estimativa é a de que o novo terminal beneficie 20 mil passageiros e tenha capacidade para atender até 1.500 pessoas, por hora, no período de pico. O equipamento será construído em uma área de 17 mil metros quadrados na Avenida Raul Teixeira da Costa, com previsão de início das obras em 2026.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais, Pedro Bruno, o Terminal Santa Luzia deve operar como um sistema tronco-alimentador, com plataformas troncais elevadas compatíveis com o sistema ‘Move’, já em operação nos corredores das avenidas Cristiano Machado, Pedro I e Antônio Carlos, em Belo Horizonte.
"Essa nova configuração do sistema de transporte é essencial para a RMBH. Em experiências como nos terminais de Justinópolis e São Benedito, a troncalização já permitiu uma redução média de aproximadamente 30 minutos no tempo de deslocamento dos usuários. O Terminal Santa Luzia, além de integrar o sistema tronco-alimentador, facilitará o acesso da população ao transporte coletivo, otimizando o uso da frota e contribuindo para a redução de congestionamentos e de emissões de poluentes", afirma o secretário Pedro Bruno.
EFICIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE
Ainda de acordo com a Seinfra, a integração das linhas no novo terminal trará ganhos operacionais e ambientais significativos. Estudos da Secretaria estimam uma economia de 35% na produção quilométrica diária (circulação das viagens) e a redução de aproximadamente 27% na frota de veículos necessária para o transporte dos usuários.
A implantação projetada inclui a redução do tempo de viagem, alívio no trânsito do Vetor Norte e a facilitação do atendimento a cidades vizinhas, como Jaboticatubas e Taquaraçu de Minas. Ainda de acordo como estudo da Pasta, o novo terminal deve diminuir também o tempo de viagem na MG-020, além de minimizar a emissão de CO2.
Por Jardel Gama
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Divulgação/Banco de Imagens