BELO HORIZONTE AMPLIA VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 10 A 14 ANOS
Belo Horizonte amplia partir da próxima segunda-feira a vacinação contra a Dengue e a primeira dose da Qdenga passa a ser aplicada a nas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Medida determinada pelo Ministério da Saúde, o esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. A capital mineira mantém também a imunização das crianças com idades entre 6 e 9 anos, que recebem a segunda dose.
“A segunda dose está garantida para quem tem entre 6 e 9 anos. É muito importante que os pais ou responsáveis levem essas crianças que estão em atraso para atualizar a caderneta. Não deixem essa oportunidade passar. A dengue é uma doença séria que, em casos mais graves, pode levar à morte”, destaca a subsecretária de Promoção e Vigilância em Saúde, Thaysa Drummond.
A imunização na capital mineira será nos 153 centros de saúde e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante.
“Para receber a dose é obrigatória a presença dos pais, mães ou responsáveis legais. É necessário também apresentar documento de identificação com foto, Certidão de Nascimento, CPF, comprovante de endereço em Belo Horizonte e o cartão de vacina”, destacou a prefeitura, em nota.
Caso a pessoa tenha dengue após tomar a primeira dose, não há alteração no intervalo entre as aplicações. Divulgação/ Banco de Imagens
Orientação quanto a restrição
Segundo a PBH, aqueles que tiveram diagnóstico recente de dengue precisam aguardar seis meses a partir do início dos sintomas para iniciar a vacinação. “Caso a pessoa tenha dengue após tomar a primeira dose, não há alteração no intervalo entre as aplicações, desde que a segunda dose não seja administrada em um período inferior a 30 dias do início dos sintomas”, orientou.
Confira os endereços e horários de vacinação no portal da PBH (clique aqui).
Por Jardel Gama
Leia também:
Divulgação/Banco de Imagens