ELETRÔNICOS VÃO LIDERAR COMPRAS DE MORADORES DE BELO HORIZONTE NA BLACK FRIDAY
Segunda data de maior faturamento do comércio em Belo Horizonte, a Black Friday deve gerar, ao longo de todo o mês de novembro, R$ 2,12 bilhões em faturamento para o setor na capital mineira. O montante deve ser arrecadado, sobretudo, com a venda de eletrodomésticos e eletrônicos, segmentos de maior interesse, segundo pesquisa da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-BH).
Levantamento feito pela entidade aponta que, juntos, produtos eletrônicos e eletrodomésticos foram citados por mais de 60% das pessoas que responderam à pesquisa. Roupas devem também estar na lista de compras. O tíquete médio desses produtos é de R$ 1.529,55 (eletrodomésticos), R$ 2.068,33 (eletrônicos) e R$ 182,14 (roupas).
Segundo a CDL, cerca de 59,36% dos lojistas que vão participar da Black Friday têm boas expectativas de vendas, enquanto 37,05% já iniciaram os preparativos para atrair os consumidores. Dentre as estratégias adotadas estão descontos atrativos (87,5%), divulgação (85,7%), múltiplas formas de pagamento (51,79%) e vendas pela internet e redes sociais (12,5%).
CONSUMIDORES ANIMADOS
A boa expectativa dos lojistas também está presente nos consumidores. A pesquisa da CDL/BH mostra que os moradores da capital estão dispostos a adquirir até três produtos e o valor investido pode chegar a R$ 2.578,38, sendo o tíquete médio de R$ 859,46 por item.
O PIX será o meio de pagamento mais utilizado (46,4%), seguido por cartão de crédito com uma média de cinco parcelas (32,1%) e dinheiro (5,4%). A maior parte dos consumidores (78,6%) afirma que têm o hábito de comparar os benefícios entre os pagamentos à vista e parcelados.
Dentre os consumidores que vão aproveitar a Black Friday (41,3%), 35,7% esperam descontos ainda maiores que no ano passado e 25% iniciam a pesquisa de preços na semana que antecede a data comercial.
Os demais estudam a variação dos valores entre um mês (19,6%), três meses (19,6%), 15 dias (12,5%) e no dia (5,4%). Já 17,9% afirmam não acompanhar, segundo a CDL.
FÍSICO E DIGITAL
O levantamento aponta que as lojas on-line devem concentrar um grande movimento de vendas (60,7%). Contudo, os estabelecimentos físicos (39,3%) também vão atrair muitos consumidores já que para eles os principais fatores que determinam a escolha do local de compra são: agilidade no atendimento (32,14%), bom atendimento (23,21%), ambiente agradável e humanizado (12,5%).
Outros fatores que influenciam diretamente a compra são desconto e preço (55,4%), qualidade do produto (50%), facilidade de troca (8,9%).
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