PROJETO EM MINAS VAI BENEFICIAR QUASE 3 MILHÕES DE PESSOAS QUE AINDA NÃO CONCLUÍRAM O ENSINO MÉDIO
Com o objetivo de atender 2,8 milhões de mineiros que não concluíram a educação básica no tempo adequado, foi lançado nessa quarta-feira (15/10) em Minas Gerais o Trilhas de Futuro - Jovens e Adultos. O projeto oferece 10 mil vagas em áreas como Administração, Agropecuária, Alimentação Escolar, Cooperativismo, Desenvolvimento de Sistemas, Eventos, Imagem Pessoal, Logística, Panificação e Vendas.
A modalidade será oferecida em escolas estaduais e Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesecs), permitindo ao estudante finalizar o ensino médio e obter diploma técnico. As aulas serão em formato híbrido, com mil horas de Formação Geral Básica e entre 800 e 1,2 mil horas de itinerários técnicos, conforme o Parecer CNE nº 20/2024. A oportunidade será levada a todas as escolas estaduais que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes terão acesso à certificação intermediária e também à capacitação como Microempreendedor Individual (MEI), possibilitando atuação profissional antes da conclusão do curso.
CRONOGRAMA
A pré-inscrição dos candidatos começa no dia 24/10 e vai até 14/11, pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), onde os interessados devem indicar o curso de preferência.
Em 18/12, ocorre a divulgação da oferta de turmas, cursos e escolas. A confirmação da matrícula pelo estudante deve ser feita entre os dias 26/12/2025 e 9/1/2026. O início das aulas está previsto para fevereiro de 2026.
(Divulgação: Agência Minas)
Leia também:
DESCONTO GARANTIDO: Carteira Nacional Docente pode ser solicitada a partir desta quinta-feira