Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Programação Normal

07:01 às 10:00

CRIME AMBIENTAL

COMITÊ APONTA CAUSA DE MORTANDADE DE PEIXES NO RIO PARAOPEBA

A morte de cerca de 6 mil peixes registrada em setembro de 2025 no Rio Paraopeba teve como principal causa a presença de amônia nas águas, associada à redução dos níveis de oxigênio. A afirmação consta no laudo técnico divulgado nessa quarta-feira (15/10) pelo Comitê da Bacia do Rio Paraopeba a partir de necropsia dos animais e análise da água e do sedimento. As investigações revelaram que os bichos sofreram hemorragias branquiais e de órgãos da cavidade celomática, como coração, fígado, estômago e intestino.

Segundo o presidente do comitê, Heleno Maia, os elementos tóxicos identificados no rio, relacionados a amônia e compostos nitrogenados, causaram "impacto agudo" na comunidade de peixes da região. Essas substâncias seriam oriundas do lançamento de efluentes na região do Distrito Industrial de Juatuba, também na Grande Belo Horizonte. Mas a empresa responsável ainda não foi identificada.

O laudo será encaminhado nesta quinta-feira (16/10) ao Ministério Público, à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e às secretarias municipais da região do Médio Paraopeba. A próxima etapa será a coleta de sedimentos em empresas do distrito para identificar quais utilizam amônia nos processos produtivos e verificar possíveis falhas no tratamento de efluentes.

 

Leia também:

DESCONTO GARANTIDO: Carteira Nacional Docente pode ser solicitada a partir desta quinta-feira