Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Clássicos da Liberdade

13:01 às 16:00

SAIBA COMO IDENTIFICAR

BARES E FABRICANTES TREINAM EMPRESAS PARA IDENTIFICAR BEBIDAS FALSAS

Associações representativas de bares, restaurantes, fabricantes e importadores de bebidas destiladas estão treinando gratuitamente donos e funcionários dos estabelecimentos, e oferecendo orientações sobre como identificar bebidas falsificadas ou adulteradas. Ministrados pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), a ABBD, (Associação Brasileira de Bebidas Destiladas) e aAbrabe (Associação Brasileira de Bebidas), os cursos detalham como identificar sinais de falsificação em garrafas, tampas, rótulos e líquidos. Confira abaixo algumas orientações:

  • Segundo as entidades, a análise deve começar pela tampa, considerada o principal ponto de segurança dos produtos: tampas originais apresentam acabamento preciso, sem amassamentos ou espaçamentos e com arte impressa de alta qualidade. A presença de lacres plásticos sobrepostos a tampas decoradas é um forte indicativo de adulteração, segundo as associações.
  • Outro ponto de atenção é o selo fiscal, obrigatório em bebidas destiladas importadas. Produzido pela Casa da Moeda do Brasil, o selo autêntico possui holografia que revela apenas uma letra por vez – R, F ou B. Se todas as letras forem visíveis simultaneamente, há a possibilidade de o selo ser falsificado.
  • Segundo as associações, garrafas da mesma marca devem ter o mesmo nível de enchimento e líquidos translúcidos, sem impurezas. Diferenças de coloração entre as unidades podem indicar falsificação.
  • As entidades ressaltam que produtos legítimos apresentam impressão de alta qualidade, com informações obrigatórias em português, como ingredientes, origem e número de registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Erros de grafia são considerados sinais claros de falsificação.
  • O curso orienta ainda sobre o descarte correto das garrafas vazias. Para as entidades, 100% das bebidas falsificadas identificadas em operações policiais foram envasadas em garrafas originais reutilizadas.

(Fonte: Agência Brasil)

 

Leia também:

CONSULTA PÚBLICA: Governo lança consulta sobre fim da exigência de autoescola para CNH