FORÇA-TAREFA CONTRA FEMINICÍDIO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA PRENDE 75 SUSPEITOS EM 20 DIAS EM MINAS
Uma força-tarefa das polícias de Minas Gerais contra feminicídio e violência doméstica prendeu 75 suspeitos em 20 dias, no Estado. Divulgado nessa quarta-feira, o balanço parcial Operação Shamar, que integra o Agosto Lilás, cumpriu também 106 mandados de busca e apreensão, com 184 munições e 18 armas de fogo apreendidas. Oitenta e uma medidas protetivas foram solicitadas e 107, acompanhadas.
EFETIVO DA FORÇA-TAREFA
O efetivo conta com 773 servidores e 269 viaturas em todo o Estado. Coordenada pela Sejusp-MG, a operação reúne a PCMG, PCMG, CBMMG, Ministério Público, Defensoria Pública e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). O nome Shamar vem do hebraico e significa cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar.
Mês de conscientização sobre a igualdade de gênero é marcado por ação educativa na Praça 7. Reprodução/Sejusp-MG
ATIVIDADE DE CONSCIENTIZAÇÃO E ALERTA
A força-tarefa, que integra o Agosto Lilás, mês de conscientização sobre a igualdade de gênero em meio ao aniversário da Lei Maria da Penha, foi marcada nesta quarta-feira (20) por uma ação educativa na Praça 7, no Centro de Belo Horizonte, que chamou a atenção da população.
Durante a atividade, as forças de segurança e instituições parceiras distribuíram folhetos, ofereceram orientações sobre como apoiar vítimas e reforçaram os canais de denúncia - o Disque Denúncia Unificado (181) e o Emergência MG, plataforma de acionamento da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros via chat. A proposta foi mostrar que a denúncia pode salvar vidas e evitar a impunidade.
Por Jardel Gama
Leia também: