BETIM FAZ MUTIRÃO DE VACINAÇÃO ANTIRRAIVA DE EMERGÊNCIA EM ANIMAIS EM BAIRROS DA CIDADE
Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, faz nesta quarta-feira (30) e neste sábado (2) um mutirão de vacinação antirraiva de emergência em animais. Diante de contatação da doença em uma casa da na rua de Canopus, no Bairro Cidade Nova, a Secretaria Municipal de Saúde convoca tutores de cães e gatos também poderão levar seus animais a postos fixos, no Cidade Verde; no Riviera e no bairro Morada do Trevo. A vacina antirrábica está disponível também durante todo o ano no Centro de Controle de Zoonoses e Endemias, de segunda a sexta-feira, das 8h e 16h30, na rua Maurício de Souza Lima, 70, bairro Açude.
Tutores de cães e gatos podem evar seus animais também a postos fixos. Divulgação - Banco de Imagens
ENDEREÇOS DA VACIAÇÃO EMERGENCIAL
A ação emergencial de vacinação antirrábica acontece de casa em casa, nesta quarta-feira (30/7) e no sábado (2/8), das 8h às 17h, nos bairros Cidade Verde, Riviera e Morada do Trevo. Tutores de cães e gatos podem levar seus animais também a postos fixos, localizados em: rua Hércules, 445, no Cidade Verde; rua Camilo F. Amaral, 24, no Riviera; e rua Gervásio Pereira de Oliveira, 30, no bairro Morada do Trevo.
CONFIRMAÇÃO DA DOENÇA
A suspeita da doença foi confirmada após análise laboratorial para onde o animal foi encaminhado pelo Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE). O morcego foi recolhido na última sexta-feira (25/7).
Diante do diagnóstico, e em conformidade com a Nota Técnica nº 21/2021 da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, o município iniciará o bloqueio de foco no perímetro indicado, com vacinação intensiva de animais domésticos e monitoramento ativo da área. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, ao encontrar morcegos — vivos ou mortos — em casas, quintais ou vias públicas, a população deve acionar imediatamente o CCZE pelo telefone (31) 99928-2277 e não tocar nos animais.
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) também foi notificado e adotará as medidas necessárias para proteger eventuais animais de produção da região, como cavalos, bois e porcos.
COLABORAÇÃO DO MORADOR
Caso algum morador tenha tido contato direto com o morcego infectado, ele será imediatamente encaminhado para avaliação médica. A vacina antirrábica está disponível durante todo o ano no CCZE, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, localizado na rua Maurício de Souza Lima, 70, bairro Açude. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3594-5424.
A raiva é uma zoonose grave e letal, mas que pode ser totalmente prevenida com a vacinação dos animais.
Por Jardel Gama
Leia também: