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11:01 às 13:00

DIA DOS PAIS

DATA PODE INJETAR R$ 1,76 BILHÃO NO COMÉRCIO DE BELO HORIZONTE, SEGUNDO CDL-BH

O Dia dos Pais, que será celebrado em 10 de agosto deste ano, promete um impulso para o comércio de Belo Horizonte. Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (28) pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) estima que a data injetará R$ 1,76 bilhão na economia da capital mineira ao longo do mês.

O levantamento revela otimismo entre os comerciantes: 74,5% planejam investir em publicidade e 49% acreditam que as vendas serão superiores às registradas no Dia dos Pais do ano passado.

Para os lojistas, a expectativa é que os consumidores invistam, em média, R$ 247,54 por presente, um valor 30,1% maior em comparação com o ano passado, quando o tíquete médio apontado foi de R$ 190,20. 

Em relação à quantidade de itens adquiridos, 72% dos lojistas acreditam que os consumidores comprarão um presente, 27,5% esperam dois, e 0,5%, três.

Os produtos com maior expectativa de vendas incluem roupas (32%), acessórios (relógios, joias, óculos - 15%), cosméticos (11,5%), canecas, copos térmicos e garrafas (11,5%) e calçados (10,5%).

Essas projeções indicam um cenário positivo para o comércio de Belo Horizonte, com os lojistas apostando na data para aquecer as vendas e impulsionar a economia local.

O valor médio desses produtos são: 

•    Roupas - R$ 292,20
•    Acessórios - R$ 340,00
•    Cosméticos - R$ 109,78
•    Canecas, copos térmicos - R$ 62,39
•    Calçados - R$ 219,05 

A forma de pagamento mais esperada pelos lojistas é à prazo (57,7%), sendo que 25,22% esperam um parcelamento de três vezes e 22,61%, 10 parcelas. as demais modalidades citadas são à vista no crédito (27%), PIX (14%) e débito (1,5%).

Quanto à expectativa dos comerciantes em relação aos gastos dos consumidores, em comparação a 2024, 28% esperam que aumente e 27% acreditam que será igual. Quanto ao estoque, 62,5% vão manter o mesmo volume do ano anterior e 31,5% vão aumentar. Somente 6% vão reduzir.

Para aproveitar as oportunidades em torno das datas, os lojistas devem conciliar estratégias no físico e virtual. Dentre as ações utilizadas estão divulgação em mídias sociais como WhatsApp e Instagram (91%), decoração da loja (76,5%), campanha boca a boca (42,5%), site da empresa (20,5%), Facebook (3%), TikTok (1%).

 

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