RISOLETA NEVES RETOMA ATENDIMENTOS, MAS SEGUE ACIMA DA CAPACIDADE
Depois de suspender temporariamente os atendimentos a pacientes não críticos por causa da superlotação, o Hospital Risoleta Tolentino Neves retomou gradualmente os atendimentos no pronto-socorro nesta terça-feira (15/7). A unidade, no entanto, ainda opera bem acima da capacidade, o que pode resultar em tempo de espera prolongado para os casos classificados como menos graves.
Nesta manhã, 141 pacientes estavam em atendimento no setor de pronto-atendimento, número 56% superior à capacidade máxima, que é de 90 pacientes simultâneos. Na véspera, o hospital chegou a 181 pessoas sendo assistidas no local, o que motivou a suspensão parcial e o atendimento restrito apenas a situações de emergência. Os atendimentos foram retomados gradualmente ao longo da noite, segundo a instituição.
Essa foi a terceira vez, apenas em 2025, que o Risoleta Neves precisou interromper parcialmente os atendimentos por não conseguir dar conta da demanda.
A unidade, na Região Norte de Belo Horizonte (MG), é referência para casos de alta complexidade para a capital e municípios da Região Metropolitana. A demanda crescente, associada a problemas estruturais e de financiamento, tem agravado o cenário de colapso nos últimos anos.
Leia também:
EM MINAS: Pipas deixam quase 400 mil consumidores sem luz no estado