Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Clássicos da Liberdade

11:01 às 13:00

EM MINAS

PIPAS DEIXAM QUASE 400 MIL CONSUMIDORES SEM LUZ 

Só no mês passado, quase 150 mil clientes da Cemig tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido por ocorrências relacionadas ao uso de pipas em Minas. O número representa acréscimo de 60% em comparação ao total registrado entre janeiro e maio, quando 248 mil unidades haviam sido afetadas. 

Com a chegada do recesso escolar, período em que a prática de soltar pipas costuma aumentar, a companhia reforça orientações de segurança.

Ao todo, no recorte do primeiro semestre de 2025, mais de 398 mil clientes da empresa enfrentaram interrupções de energia provocadas por pipas em 1.338 ocorrências. 

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em todo o primeiro semestre, a Cemig registrou 250 mil clientes prejudicados em 694 ocorrências. 

O técnico de Segurança do Trabalho da Cemig, César de Jesus Souza, destaca que soltar pipa não é o problema. “Mas é importante que se tenha consciência de que a brincadeira deve ser realizada em áreas abertas e sem rede elétrica, pois pode causar acidentes graves ou provocar interrupções no fornecimento de energia e prejudicar muitos clientes”, afirma.

Além disso, Cesar Souza alerta que o uso de linhas cortantes é expressamente proibido, pois quando uma linha de papagaio entra em contato com cabos e equipamentos, pode provocar o rompimento da fiação. 

NUNCA TENTE RESGATAR PIPAS PRESAS À REDE ELÉTRICA

Além disso, o técnico de segurança da Cemig também alerta que nunca se deve tentar resgatar pipas presas na rede elétrica, pois o risco de acidentes é muito grande. “As redes de distribuição, de transmissão e as subestações da Cemig são construídas dentro dos padrões das normas técnicas brasileiras, com características e distanciamento que garantem segurança. Dessa forma, a aproximação indevida e o uso de cerol e linha chilena têm sido os principais causadores de acidentes com a rede elétrica da companhia”, ressalta.

Segundo a Cemig, campanhas de segurança e conscientização sobre os riscos de se soltar pipas próximas das redes elétricas são feitas ao longo do ano.

*Com informações da Agência Minas

 

Leia também:

CUIDADO REDOBRADO: Massa de ar seco deixa Belo Horizonte com umidade do ar inferior a 30% até domingo (20)