REGRAS DE VISITA AO PICO DA BANDEIRA SÃO ALTERADAS APÓS QUEDA DE BRASILEIRA NA INDONÉSIA
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade anunciou mudanças nas regras de visitação ao Pico da Bandeira, um dos pontos mais altos do Brasil, na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo. A medida, com objetivo de aumentar a segurança dos visitantes, acontece dias depois a morte da brasileira Juliana Marins, de 26 anos, durante uma trilha no Monte Rinjani, na Indonésia. Agora, a subida diurna ao pico, por exemplo, será permitida apenas por ordem de chegada, em fila única, entre 7h e 9h. O horário foi estipulado com base no tempo médio estimado para a trilha, que é de aproximadamente oito horas (ida e volta).
Equipamento é considerado essencial em caso de emergências ou atrasos no retorno. Imagem: iStockfoto.com.
Outra exigência é o uso de lanterna individual por cada visitante, sendo vedado o uso de lanternas de celular. O equipamento é considerado essencial em caso de emergências ou atrasos no retorno.
Dúvidas sobre as regras de visitação podem ser esclarecidas pelo telefone (21) 97895-7522, das 8h às 16h, em dias úteis. As reservas de acampamento devem ser feitas por meio de formulário disponível no guia do visitante, no site oficial do parque.
Por Jardel Gama
Leia também: