MINISTÉRIO PÚBLICO FAZ ALERTA SOBRE DESAFIO DO DESMAIO ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
O Ministério Público de Minas Gerais publicou esta semana, nas redes sociais, um alerta sobre os perigos do desafio do desmaio com compressão do tórax, prática que voltou a ser disseminada entre crianças e adolescentes. Na postagem, a médica pediatra Marcela Damásio, servidora do MPMG, relata os riscos desse desafio, que provoca asfixia, inconsciência e pode causar danos cerebrais e até mesmo a morte.
Promotora faz um apelo para que pais monitorem a vida dos filhos e dialoguem com eles na tentativa de evitar as falsas brincadeiras. Imagem: Freepik
PAIS PODEM SER RESPONSABILIZADOS
A promotora de Justiça Graciele Almeida, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CAO-DCA), explica que as crianças ou adolescentes que participam dessa prática ou que as incentivam, e inclusive seus pais, respondem pelo que ocorrer com as vítimas.
A também promotora de Justiça Giovanna Carone, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde), faz um apelo para que pais monitorem a vida dos filhos e dialoguem com eles na tentativa de evitar as falsas brincadeiras. “Esses desafios podem acarretar problemas graves para a saúde e para o desenvolvimento de adolescentes e crianças”, destaca.
Uma das dicas é observar de perto as redes sociais dos filhos e netos, inclusive nos grupos e Whatsapp e acompanha o comportamento dos pequenos nos grupos de escolas, em aulas coletivas como de futebol, ginástica e artes marciais, além de grupos de adolescentes em praças e parques.
Por Jardel Gama
Leia também:
NOVIDADE PARA TORCEDORES CELESTES: Cruzeiro passa a exigir biometria facial para acesso ao Mineirão