Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Manhã Legal

07:01 às 11:00

BENEFÍCIO NA CONTA

SEGUNDA FASE DE PAGAMENTO ESPECIAL DO SAQUE-ANIVERSÁRIO DO FGTS TERMINA NESTA SEXTA-FEIRA

A segunda fase de pagamento especial do saque-aniversário do FGTS termina nesta sexta-feira (20/06). Cerca de 8 milhões de trabalhadores demitidos sem justa causa de janeiro de 2020 até o fim de fevereiro deste ano e que aderiram ao saque especial têm direito ao saldo acima de 3 mil reais, depositados pelos antigos empregadores. Quem recebe o dinheiro hoje são trabalhadores nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro.

FIQUE POR DENTRO DOS DETALHES

O restante dos depósitos retidos até 1º de junho deste ano. A Caixa esclareceu que, na nova rodada de saque, será paga a remuneração dos valores de março, abril e maio. O FGTS é corrigido pela Taxa Referencial (TR) mais 3% ao ano.

CONTA DE DEPÓSITO DO VALOR

O pagamento é feito na conta cadastrada no aplicativo FGTS até 28 de maio, que corresponde a 85% do público-alvo. Quem cadastrou depois precisará ir a uma agência da Caixa, a uma casa lotérica ou a um terminal de atendimento eletrônico do banco.

PRIMEIRA ETAPA

A primeira etapa, com o pagamento de saldos até R$ 3 mil, ocorreu em março. Segundo o balanço mais recente da primeira fase, até 28 de maio 10,1 milhões de trabalhadores tinham sacado R$ 5,3 bilhões de um total de 12,2 milhões de pessoas com direito a receber.

O trabalhador que teve o saque oferecido nas agências na primeira fase tem até 27 de junho para retirar o dinheiro. Após esse prazo, voltam a valer as regras tradicionais do saque-aniversário.

O dinheiro de trabalhadores demitidos de 2020 a fevereiro deste ano estava bloqueado para quem optou por essa modalidade de saque, mas foi liberado por uma medida provisória (MP). O governo esclareceu que a MP é excepcional e retroativa, não beneficiando os futuros demitidos.

Os trabalhadores dispensados sem justa causa a partir de março e que optaram pelo saque-aniversário continuarão a ter o saldo retido, recebendo apenas a multa rescisória de 40%. As demais regras do saque-aniversário não foram alteradas.

 

Leia também:

PARCELA ÚNICA: Ressarcimento do INSS será feito em parcela única neste ano