INSS COMEÇA A NOTIFICAR QUASE 10 MILHÕES DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS POR DESCONTOS INDEVIDOS
A partir dessa terça-feira quase 10 milhões de aposentados e pensionistas que sofreram descontos em seus benefícios entre março de 2020 e março de 2025 começam a receber uma notificação do INSS no aplicativo Meu INSS. Na mensagem deverá constar os descontos (valores) e os nomes das entidades. A partir dessa quarta-feira (14/05), o aposentado ou pensionista deverá indicar se autorizou ou não o desconto. Se o beneficiário informar que não autorizou, poderá pedir o ressarcimento dos valores. A associação então terá 15 dias úteis para fazer o pagamento. O instituto informa que o aposentado e pensionista não precisa apresentar qualquer documento.
O INSS alerta que a notificação será enviada somente pelo aplicativo Meu INSS e que não haverá contato por telefone ou SMS. O INSS também lembra que não possui intermediários. Em caso de dúvida, aposentados e pensionistas devem entrar em contato na central de teleatendimento no número 135. A central funcional de segunda a sábado, das 7h às 22h.
FORÇA TAREFA
Representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) planejam uma força-tarefa para investigar denúncias envolvendo empréstimos consignados não autorizados a aposentados. Um encontro entre representantes das entidades e o ministro da Previdência, além de membros da Advocacia Geral da União e da Controladoria-Geral da União deve acontecer na próxima segunda-feira (19/05). A ideia é evitar fraudes e garantir que o aposentado só receba crédito quando realmente solicitado.
(Imagem e Fonte: Agência Brasil e gov.br)
Leia também: