GOLPISTAS SE PASSAM POR SERVIDORES DO INSS PARA ROUBAR APOSENTADOS QUE TIVERAM DESCONTOS INDEVIDOS
Criminosos estão se aproveitando da fraude do INSS para tentar tirar mais dinheiro dos aposentados e pensionistas. Os golpistas abordam os aposentados por telefone ou mensagens de WhatsApp se passando por funcionários do INSS e utilizam os dados da vítima para prometer a devolução do dinheiro descontado indevidamente. O Ministério da Previdência Social divulgou no site oficial um alerta contra o novo golpe, para que o beneficiário não informe CPF, número da conta bancária e senha.
O Procon de Minas alerta que os bandidos entram em contato com as pessoas dizendo que, para que o dinheiro seja liberado, é necessário atualizar o cadastro e informar CPF, número da conta bancária e senha. O Procon Assembleia orienta que as pessoas desconsiderem qualquer ligação, mensagens ou SMS nesse sentido.
NÃO ABRA LINK SEM VERIFICAR!
"Ministério da Previdência Social alerta aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para não acessarem link enviado por e-mail, aplicativo de mensagem, ou outro meio, informando sobre "ressarcimento de descontos de mensalidades associativas". O Ministério da Previdência recebeu denúncia de segurados que estariam sendo abordados por golpistas com a oferta de "agilizar o recebimento dos atrasados descontados pelo INSS". Cuidado, é golpe!"
COMO SABER SE TIVE VALORES DESCONTADOS?
Para descobrir se houve descontos indevidos, o aposentado ou pensionista deve consultar o extrato do INSS. No documento, estão todas as retiradas, tanto de crédito consignado como de mensalidades associativas.
Saiba o passo a passo:
- Acesse o app ou site Meu INSS
- Faça login com CPF e senha do Gov.br
- Clique em "Extrato de benefício"
- Em seguida, clique sobre o número do benefício
- Na próxima tela, irá aparecer o extrato
Por Jardel Gama
Leia também: