RIBEIRÃO DAS NEVES FECHA LAR DE IDOSOS E BUSCA POR FAMILIARES DE ABRIGADOS
A Prefeitura de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, fechou um lar de idosos que funcionava no bairro Sevilha B. A ação da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania atendeu pedido do Ministério Público. Durante inspeção nessa quarta, foram identificadas várias irregularidades. No local estavam 20 idosos, a maioria com grau de dependência, além de um jovem de 21 anos com diagnóstico de autismo.
ENTENDA O CASO
As condições sanitárias estavam em desacordo com a legislação vigente, o estabelecimento funcionava sem alvará sanitário e não contava com a presença de responsável técnico habilitado, entre outras inadequações, como falta de acessibilidade.
Considerando o risco sanitário e a vulnerabilidade dos acolhidos, a Vigilância Sanitária determinou a interdição cautelar do local. A medida permanecerá em vigor até que todas as irregularidades sejam devidamente sanadas, conforme prevê a legislação.
A equipe social da prefeitura realiza o acompanhamento dos acolhidos e busca localizar os familiares dos idosos. Caso não seja possível estabelecer esses vínculos no prazo de até sete dias, os idosos serão encaminhados a instituições conveniadas com o município, devidamente regulamentadas, em condições adequadas e seguras.
O lar de idosos teria sido divulgado após pelo menos oito mortes de abrigados no local nos últimos seis meses, mas a prefeitura informou que “apura possíveis óbitos no local, não sendo possível confirmar no momento essa informação”.
Por Jardel Gama
Leia também: