QUASE 170 MIL ALUNOS DA REDE MUNICIPAL VOLTAM ÀS AULAS EM BELO HORIZONTE A PARTIR DESSA QUARTA-FEIRA
A partir dessa quarta-feira (05/02) quase 170 mil estudantes da rede municipal de educação e de instituições parceiras retornam às aulas para o ano letivo de 2025 em Belo Horizonte. São 55 mil alunos na educação infantil, 114 mil no ensino fundamental e 30 mil nas creches parceiras.
Uma mudança importante nas escolas é a implementação da Lei Federal 15.100/2025, que proíbe o uso de celulares durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da Educação Básica, mas permite o uso pedagógico sob orientação dos profissionais da Educação. A medida vale tanto para escolas públicas como particulares.
TRÂNSITO
Por conta do retorno do ano letivo, o trânsito na porta das escolas fica mais intenso. Ao todo, cerca de 120 agentes da Guarda Municipal e BHTrans vão atuar nas ações de fiscalização nas escolas de todas as regiões da capital para garantir a fluidez do trânsito e segurança dos pedestres. As ações ocorrerão em parceria com a equipe da BHTrans Educa, que fará abordagens alertando os alunos e demais pedestres sobre como fazer uma travessia segura, sem risco de atropelamento. Confira dicas relativas à segurança na volta às aulas:
Na porta da escola
-Nunca pare ou estacione em fila dupla ou nas faixas de pedestre;
- Não estacione em esquinas, passeios, portas de garagens, vagas reservadas para pessoas com deficiência e para idosos, pontos de ônibus ou de táxis ou em outros locais proibidos;
- Atravesse sempre na faixa de pedestre;
- Nunca deixe as crianças desembarcarem no meio da rua. Saia do veículo sempre pelo lado da calçada. Lugar de pedestre é no passeio. Evite acidentes;
- Deixe o material escolar de forma mais acessível para a hora do desembarque.
No trânsito
- Não fale ao celular enquanto estiver dirigindo;
- Diminua a velocidade ao se aproximar das áreas escolares.
- No carro, use sempre o cinto. Use o cinto de segurança corretamente: por cima do ombro, nunca no pescoço ou debaixo do braço;
- Crianças menores de 10 anos devem viajar no banco de trás do veículo. De 0 a 1 ano no bebê conforto; de 1 a 4 anos na cadeirinha; de 4 a 7 anos no assento de elevação; e acima de 7 anos e meio com cinto de segurança.
Preocupação com o transporte escolar
- Motoristas do Transporte Escolar devem portar o Registro de Condutor (crachá de identificação) da BHTrans e a Autorização de Tráfego;
- Confirme se o serviço oferece um acompanhante (ou monitor). A presença desse profissional é obrigatória para veículos com capacidade superior a 20 lugares;
- Se o serviço possuir um acompanhante, ele também deve estar cadastrado e possuir o Registro de Acompanhante;
- Certifique-se de que o veículo tenha o cinto de segurança nos bancos e que ele esteja em bom estado de conservação e funcionamento.
Leia também:
TECNOLOGIA RESTRINGIDA: Proibição de celulares nas escolas já está em vigor