Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Brasil Caboclo

04:01 às 07:00

TECNOLOGIA RESTRINGIDA

PROIBIÇÃO DE CELULARES NAS ESCOLAS JÁ ESTÁ EM VIGOR

A volta às aulas deste ano já conta com a proibição do uso de celulares por alunos durante aulas e intervalos nas escolas públicas e particulares. O texto estabelece que os estudantes só podem utilizar os celulares em situações específicas, como para fins didáticos, de acessibilidade ou para garantir a própria segurança. A proibição vale para todo o período escolar, incluindo o recreio e os intervalos entre as aulas.

 

 

JÁ EM VIGOR

A nova lei foi sancionada no dia 13 de janeiro e, o governo federal tem um prazo de 30 dias para regulamentar a legislação. Nos próximos dias, o Ministério da Saúde (MEC) deve publicar um decreto e uma resolução que irão detalhar alguns pontos da nova regra. Mas, a pasta distribuiu cartilhas para as escolas, com orientações.

 

ENTENDA O QUE DIZ O TEXTO

A proposta aprovada prevê que o uso do celular será permitido nos seguintes casos:

 

- Fins estritamente pedagógicos ou didáticos, conforme orientação do professor;

garantir a acessibilidade e a inclusão;

- Atender às condições de saúde dos estudantes e assegurar "direitos fundamentais" dos alunos.

 

O texto não se restringe a celulares porque não especifica quais são os aparelhos eletrônicos portáteis que têm uso vetado nos colégios - na lista entram também leitores de livros digitais, tablets e outros equipamentos parecidos. A regra se aplica às escolas públicas e particulares, da educação infantil ao nível médio.

 

Por Jardel Gama

 

Leia também:

INGRESSO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO MINEIRA: Prazo para inscrição nas vagas remanescentes do Cadastro Escolar em Minas termina nesta quarta