Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Manhã Legal

07:01 às 11:00

EM MINAS

CHUVAS DEIXAM 4 MIL PESSOAS FORA DE CASA; 131 CIDADES JÁ DECRETARAM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Subiu para 131 o número de cidades mineiras em emergência ou calamidade pública devido aos temporais que castigam praticamente todas as regiões do Estado. É o que mostra o boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), divulgado nesta terça-feira (28).

Na comparação com o boletim anterior, da segunda-feira (27), são dez cidades a mais. Ao todo, 4 mil pessoas estão fora de casa por conta dos temporais. Veja abaixo os últimos municípios que decretaram situação de anormalidade:

1.    Turmalina
2.    Francisco Badaró
3.    Rubelita
4.    São Geraldo da Piedade
5.    Além Paraíba
6.    Senhora dos Remédios
7.    Senador Modestino Gonçalves
8.    Urucuia
9.    Jequitinhonha
10.    Capinópolis

No estado, 26 mineiros perderam a vida após ocorrências provocadas pelas chuvas. O número é cinco vezes maior do que toda a temporada anterior - fim de 2023 e início de 2024 -, que terminou com cinco óbitos. 

O atual período chuvoso também causa sofrimento a milhares de famílias mineiras. O total de pessoas obrigadas a abandonar as próprias casas após temporais - devido aos estragos provocados ou riscos de desabamentos e deslizamentos de terra - já chega 4 mil

Já são 3.579 desalojados (se deslocam para casa de parentes ou amigos) e 421 desabrigados (que necessitam de abrigo público), conforme o mais recente boletim da Cedec.

 

Leia também: 

ATENDIMENTO GARANTIDO NO INSS: perícias com médicos em greve serão automaticamente reagendadas