GOVERNO FEDERAL ASSINA CONCESSÃO DA BR-381 EM MINAS GERAIS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quarta-feira (22) o contrato de concessão da BR-381, em Minas Gerais (MG).
O trecho da concessão tem extensão total de 303,4 km, começa em Belo Horizonte, capital mineira, e vai até a cidade de Governador Valadares, também em Minas Gerais.
Conhecida como "rodovia da morte" por ser muito sinuosa com pistas simples e de baixa manutenção, o trecho também apresenta outros problemas estruturais como pouca iluminação e sinalização. Ao todo, a rodovia tem 1.181 km de extensão e abrange 21 cidades mineiras.
CONCESSÃO
Pelo menos cinco praças de pedágio devem ser instaladas nas cidades de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.
Segundo a ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres, a cobrança vai começar depois do 12º mês de concessão, após a realização dos investimentos iniciais, como revitalização asfáltica e sinalização.
TARIFA
O leilão do trecho de pouco mais de 300 km foi realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 2024.
O grupo vencedor, 4UM Investimentos, ofereceu desconto de 0,94% sobre a tarifa básica de pedágio de pista simples (R$ 0,18380/km) e de pista dupla (R$ 0,25732/km). A tarifa base por praça de pedágio, prevista no edital, varia entre R$ 10,75 e R$ 13,75.
A BR-381 será administrada pela Concessionária Nova 381 e vai contar com investimento de R$ 10 bilhões (Capex e Opex) em 30 anos de concessão.
A proposta é que, com a concessão, 51 mudanças sejam feitas como, por exemplo, a duplicação de 106 quilômetros de rodovia. O trecho abrange 13 cidades, com tráfego médio de 24,7 mil veículos por dia.
Além disso, o projeto também prevê:
• 83 quilômetros de faixas adicionais;
• 51 correções de traçado, áreas de escape, Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros;
• 23 passarelas para a travessia de pedestres;
• pontos de atendimento ao usuário com o Centro de Controle de Operações (CCO);
• áreas de escape e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, mecânico e demais incidentes na via.
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