SOBE O NÚMERO DE CIDADES DE MINAS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR CHUVAS
Subiu para 42 o número de cidades mineiras em situação de emergência por causa das chuvas no estado. Segundo balanço da Defesa Civil, publicado nessa terça-feira (07/01), a cidade de Rio Preto, na Zona da Mata mineira, entrou para a lista de municípios em anormalidade após um temporal. O Estado ainda soma 11 mortes, 173 desabrigados e 1.235 desalojados por causa das chuvas.
Desde o início do período chuvoso, em setembro, diversas cidades mineiras têm enfrentado eventos climáticos extremos como tempestades, vendavais, granizo e chuvas intensas, causando diversos prejuízos à população. Com a declaração de emergência, estas cidades podem acessar recursos estaduais e federais para reconstruir as áreas afetadas e atender as necessidades da população. Confira abaixo a lista de cidades em emergência:
- Brazópolis
- Galiléia
- Mendes Pimentel
- Rochedo de Minas
- Guaranésia
- Uberaba
- Tapira
- Conselheiro Pena
- Alfenas
- Carlos Chagas
- São José da Safira
- São Geraldo do Baixio
- Franciscópolis
- Ouro Verde de Minas
- Novo Oriente de Minas
- Virgolândia
- Curral de Dentro
- Glaucilândia
- Malacacheta
- Sem-Peixe
- Salinas
- Capelinha
- Dom Silvério
- Conceição do Pará
- Pequeri
- Tocantis
- Leopoldina
- Antônio Carlos
- Coronel Fabriciano
- Santo Antonio do Aventureiro
- Pedra Bonita
- Bugre
- Raul Soares
- Carmo da Mata
- Coroaci
- Resplendor
- Itambacuri
- Campos Gerais
- Nepomuceno
- Caldas
- Maripá de Minas
- Rio Preto
PERIGO DE CHUVAS INTENSAS
Belo Horizonte e outros 842 municípios de Minas Gerais estão sob o perigo de chuvas de até 50 mm por dia e ventos de 60 km/hora. Conforme comunicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as precipitações podem ocorrer até as 10h desta quarta-feira (08/01). Entre as regiões que podem ser afetadas estão: Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Oeste de Minas, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Sul/Sudoeste de Minas, Campo das Vertentes, Jequitinhonha, Metropolitana de Belo Horizonte e Noroeste de Minas.
Leia também:
FIM DO PRAZO: Eleitores que não votaram no 2º turno têm até essa terça-feira para justificar