Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Brasil Caboclo

04:01 às 07:00

COMPROVAÇÃO DE VIDA NA CAPITAL

PREFEITURA DEFINE PRAZO PARA APOSENTADOS DE BELO HORIZONTE CUMPRIREM A PROVA DE VIDA

Aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte aniversariantes de dezembro têm só até a próxima terça-feira (31) para fazer a prova de vida. Mais de 33% dos beneficiários, ou 539 pessoas dos 1.621 nascidos neste mês, estão nessa situação, correndo o risco de terem os salários bloqueados. Vale lembrar que a prova de vida pode ser feita pela internet, pelo gov.br, sem necessidade de deslocamento. Quem preferir pode fazer o procedimento de forma presencial nas agências do Banco Bradesco.

 

RISCO DE PERDER O ‘VENCIMENTO’

Caso não realizem o procedimento até essa data, o salário desses beneficiários será suspenso e só será retomado após a efetivação da prova de vida, respeitando o tempo de fechamento da folha de pagamento. O processo é obrigatório e pretende coibir possíveis fraudes no recebimento de vencimentos por terceiros.

 

COMO FAZER

 

1. Pelo aplicativo gov.br

 

Para conseguir realizar a prova de vida digital é necessário ter:

 

- Cadastro de biometria no Tribunal Regional Eleitoral - TRE ou no Departamento de Trânsito (Detran)

 

· Conta no aplicativo gov.br

 

Siga os seguintes passos para realizar a prova de vida digital:

 

·Acesse o aplicativo gov.br no celular (você deve possuir login e senha).

 

· Clique em “Prova de Vida” (se ela estiver pendente, constará um aviso).

 

· Em seguida, clique em “Autorizar”.

 

· Faça o reconhecimento facial utilizando a câmera do celular em um ambiente iluminado.

 

· Pronto! Na tela de autorização, o status da prova de vida mudará para autorizado.

 

Exceções

 

1. Caso você esteja impedido de se locomover por questões médicas;

 

2. Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;

 

3. Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior.

 

Nesses casos, acesse o Portal da PBH para saber os procedimentos necessários. Basta clicar em “Acesso Rápido” e, em seguida, Prova de Vida 2024.

 

Balanço2024

A prova de vida 2024 foi realizada ao longo do ano e 19.381 pessoas fizeram o procedimento. Outras 228, aniversariantes de fevereiro a novembro, estão com situação pendente e salário bloqueado.

A remuneração só poderá ser retomada após o aposentado ou pensionista realizar o processo no autoatendimento do Bradesco. A data dependerá do tempo de fechamento da folha de pagamento.

 

Por Jardel Gama

 

Leia também:

IPTU EM DIA: Prazo para adesão ao Programa de Regularização Tributária de Imóveis de Contagem termina nesta sexta-feira