CDL ALERTA LOJISTAS E CONSUMIDORES SOBRE GOLPES NA BLACK FRIDAY
Minas Gerais está no “top 3” dos estados que mais sofrem com tentativa de fraude no ambiente digital no Brasil, atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo. Os dados são de pesquisa da Serasa Experian referente ao primeiro semestre de 2024. Com a proximidade da Black Friday (29 de novembro), lojistas e consumidores devem redobrar a atenção.
Conforme o estudo da Serasa, a cada três segundos houve o registro de uma tentativa de golpe nos primeiros seis meses do ano. No ano passado, o Mapa da Fraude elaborado pela ClearSale, especialista em combate às fraudes digitais, mostrou que somente no mês da megaliquidação foram registradas 334,9 mil tentativas de golpe envolvendo compras online. Considerando o período da ação comercial, entre os dias 23 e 26 de novembro, foram pelo menos 400 atos criminosos por hora e mais de R$ 100 milhões de tentativas em atos de compra e venda fraudulentos.
Em Belo Horizonte, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) soltou uma lista de recomendações. Confira as dicas abaixo:
CONSUMIDORES
- Promoções e oferta de produtos com valores muito abaixo do mercado, ainda que seja um período especial, devem ser considerados. Pesquisar sobre a reputação do estabelecimento físico e virtual é fundamental para fugir de propagandas enganosas;
- Evite clicar em links de e-mail e mensagens que não sejam de um remetente conhecido e confiável. Sempre verifique com a loja emissora se a mensagem é verdadeira e busque as informações nos canais oficiais;
- Nas compras realizadas em e-commerces e demais plataformas virtuais, certifique-se dos critérios de segurança, opte por cartões virtuais que expiram em prazo determinado e, se possível, não salve os dados.
- Em compras em lojas físicas, caso tenha uma reserva financeira para utilizar na data, opte por pagar em débito ou PIX, evitando transitar com dinheiro em espécie. Confirme sempre o valor que irá pagar e, caso utilize o dinheiro, atente-se ao troco.
LOJISTAS
- Em vendas de pagamento via PIX, sempre confira se o valor realmente foi transferido e verifique os dados do comprovante apresentado. Atente-se para o PIX agendado
- Atenção ao comportamento das pessoas no interior da loja, em especial aquelas com atitudes inquietas
- Abordagem dos clientes para apresentar a loja. Aqueles que tiverem intenção de praticar algo, serão coibidos
- Evitar que objetos de valor de funcionários, como celular, fiquem expostos no balcão
- Formatar a decoração da loja de forma que a visibilidade da porta não seja prejudicada
- Nunca expor os produtos do lado de fora
- Produtos de maior valor devem ser expostos no fundo da loja
- O caixa não deve ser próximo à saída e, de preferência, que ele seja protegido por uma barreira de vidro ou metal
- Ações conjuntas com os comerciantes vizinhos, como abertura e fechamento de lojas no mesmo horário
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