Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Manhã Legal

07:01 às 11:00

DESFECHO DO CASO MARIANA

JUSTIÇA FEDERAL ABSOLVE SAMARCO E VALE PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM EM MARIANA

A Justiça Federal absolveu, nessa quinta-feira (14), as mineradoras Samarco e Vale pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, ocorrido em 2015. A decisão, publicada pelo Tribunal Regional Federal da 6ª Região desta quinta-feira (14), considerou a "ausência de provas para condenação criminal" de cada réu envolvido no caso. Também foram absorvidas as empresas VogBR e BHP Billiton, além de 7 pessoas, sendo elas diretores, gerentes e técnicos. O Ministério Público Federal disse que vai recorrer da decisão do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, com sede em Belo Horizonte.

 

SAIBA A REPERCUÇÃO SOBRE O CASO

Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) critica decisão

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) considerou como equivocada a decisão proferida pela juíza Patrícia Alencar Teixeira de Carvalho. O grupo afirmou que a decisão ocorreu em um momento “favorável” para as mineradoras, que “se apressaram em assinar um acordo de repactuação às vésperas de completar nove anos do crime socioambiental e do início do julgamento em Londres”.

“Diante da indignação pela absolvição dos envolvidos no maior crime socioambiental ocorrido no país, o Movimento dos Atingidos por Barragens reforça seu compromisso na busca por uma verdadeira justiça para o caso, acionando inclusive recursos em instâncias superiores. Também seguimos confiantes na tramitação do caso na corte inglesa, esperando que enfim os criminosos sejam punidos e os atingidos sejam devidamente reparados”, diz trecho da nota.

 

Por Jardel Gama

 

Leia também:

VIAGEM SEGURA: Motoristas poderão acessar mapa interativo para evitar acidentes em Minas