COPASA INICIA NOVA ETAPA DE OBRA NA PAMPULHA
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) iniciou, na manhã desta terça-feira (12), a nova etapa das obras e serviços de substituição do interceptor Pampulha, no bairro São Luiz, em Belo Horizonte.
A tubulação é utilizada para a captação e a condução dos efluentes da localidade até a Estação de Tratamento de Esgoto do Ribeirão do Onça. Conforme a empresa, esta etapa tem como intuito a construção de uma caixa que interliga o sistema já existente com a nova rede.
Com isso, está sendo realizada uma intervenção no trânsito da avenida Octacílio Negrão de Lima. O fechamento é no sentido Antônio Carlos, entre a Praça Alberto Dalva Simão e a Alameda das Latânias. O trânsito segue sem alterações para os motoristas que acessam a Av. Otacílio Negrão de Lima vindo pela av. Antônio Carlos.
Os investimentos nas obras são de cerca de R$ 13 milhões. As intervenções são realizadas com uma tecnologia chamada Novo Método Austríaco de Tunelamento (NATM) – Método Não Destrutivo. Conforme a empresa, isso gera menos impacto e transtornos para a população.
A Copasa está implantando cerca de 175 metros de interceptor. Com isso, o diâmetro original está sendo alterado para 1800 milímetros. O objetivo é garantir a condução da vazão do esgoto, que pode chegar a 2 mil litros por segundo na região.
Em meados de agosto, a intervenção da Copasa travou o trânsito na região da Pampulha. Motoristas que precisavam passar pela região relataram situação caótica. Houve relatos de passageiros que decidiram descer dos ônibus e fazer o trajeto a pé, para chegarem mais rápido aos seus compromissos.
A Copasa afirmou que no decorrer da execução dos serviços, irá manter a população informada sobre as novas etapas em andamento, assim como acerca das interdições e alterações no trânsito.
Leia também: