PARQUE DAS MANGABEIRAS REABRE NESTA TERÇA-FEIRA (12) TRILHA FECHADA HÁ OITO ANOS
A Trilha 8 do Parque das Mangabeiras é reaberto ao público a partir de hoje, depois de ficar fechada por 8 anos para revitalização. Um dos lugares mais bonitos do parque, a trilha liga a Cascatinha ao Lago dos Sonhos. O trajeto para os visitantes desfrutarem a natureza que pode ser percorrido a pé, de bicicleta ou em ônibus interno. Conheça a estrutura do local, acessando agora o site da Liberdade.
Serão entregues mais de 4,8 quilômetros de trilha e melhorias no Lago dos Sonhos, que foi requalificado com novo paisagismo, limpeza e desassoreamento. O espaço, agora, conta com uma área de convivência com bancos e mesas. Segundo o gerente de parques da região Centro-Sul, Leonardo Luchese, “a equipe de funcionários foi fundamental para a recuperação da trilha e do lago, executando limpeza, conservação e paisagismo”. Ele reforça que “a população ganha mais um espaço importante de contemplação da natureza”.
SEM NATAÇÃO
A Prefeitura ressalta que o lago, abastecido por água limpa de 59 nascentes espalhadas pelo parque, não estará disponível para nado. Com uma área de 2,5 milhões de metros quadrados, o espaço abriga o lago como última passagem do curso dessas águas antes de desaguarem no córrego da Serra, que integra a bacia do Rio São Francisco.
Além da Trilha 8, os visitantes terão um novo acesso à quadra de esportes, e o trajeto dos ônibus internos foi ajustado, permitindo uma chegada facilitada ao Lago dos Sonhos. O local contará com banheiros abertos aos sábados, domingos e feriados, ampliando o conforto e acessibilidade para todos.
TRILHA DO PARQUE DA SERRA DO CURRAL TAMBÉM SERÁ REABERTA
O prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman anunciou na última quinta-feira (7) a assinatura de um termo de cooperação entre a Prefeitura e o Instituto Serra do Curral para reabertura da trilha do Parque da Serra do Curral.
De acordo com o comunicado, feito pelo prefeito nas redes sociais, a iniciativa é “importante para a garantia da visitação responsável e da prática de esportes”. A visitação será feita de forma agendada e gratuita. A previsão é que a entrega do espaço seja realizada em dezembro deste ano, próximo ao Natal.
A trilha, que estava desativada desde 2016, tem 5,3 quilômetros. A PBH esclareceu que a requalificação será feita em três etapas, envolvendo revisão da estrutura, nova sinalização, monitoramento e segurança. O termo tem validade de cinco anos, podendo ser prorrogado.
Por Jardel Gama
Leia também:
PRAÇA DA RODOVIÁRIA: Obra vai alterar trânsito em pista do Move a partir desta terça-feira (12)