Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Manhã Legal

07:01 às 11:00

NOVIDADE

O Pix passará a ter a opção de pagamento por aproximação com a criação de novas regras do open finance - ecossistema que permite o compartilhamento de dados pessoais, bancários e financeiros entre instituições -, informou o Banco Central nesta quinta-feira (4).

A nova funcionalidade está prevista para ser lançada em 28 de fevereiro de 2025. O cronograma de implementação prevê a publicação de normas mais detalhadas no fim deste mês de julho e a realização de testes em meados de novembro.

Segundo a autoridade monetária, as novas regras visam, além de simplificar a jornada de iniciação de pagamentos com Pix, ampliar o escopo de instituições que serão obrigadas a participar do ecossistema do open finance e estabelecer a estrutura definitiva de governança do open finance. As normas foram alteradas pelo BC (Banco Central do Brasil) e pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).

O open finance passará a abranger instituições financeiras relevantes em determinados segmentos, como investimento e operações de câmbio, por exemplo. Segundo o BC, os potenciais clientes beneficiados pelo open finance passarão a representar 95% dos usuários do sistema financeiro nacional, ante 75% hoje.