Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Manhã Legal

07:01 às 11:00

ALERTA DE GOLPE

Pessoas com dívidas protestadas devem ficar atentas a uma nova modalidade de golpe em Minas Gerais. Criminosos estão criando cartórios fictícios e falsificando documentos para simular o cancelamento dos débitos e depois fazer cobranças indevidas às vítimas. No caso do golpe do falso protesto, estelionatários munidos de informações das vítimas, como CPF, CNPJ e valor da dívida protestada, entram em contato com o devedor e cobram o pagamento das taxas cartorárias para supostamente realizar a baixa dos títulos. O alerta é feito pelo Instituto de Protesto de Minas (IEPTB-MG) que esclarece que no caso do golpe, a vítima normalmente é contatada por ligação telefônica ou whatsApp.

Para evitar se tornar vítima do golpe, o devedor deve ficar atento a alguns detalhes, como por exemplo ao recebimento de intimação prévia à efetivação do protesto. Antes de um título ser protestado, o tabelionato encaminha, por meio dos Correios, um documento registrado informando o débito e o boleto com o valor integral da dívida a ser paga. Após receber a intimação, o devedor tem três dias para pagar ou questionar o título", explica Leonardo Gabriel. Além disso, o IEPTB-MG já possui uma ferramenta de consulta e pagamento online das dívidas levadas a protesto.

Segundo estudo recente da Serasa Experian, Minas registrou mais de 60 mil casos de fraudes em geral só no mês de fevereiro deste ano, deixando o Estado atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.