Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

IPVA 2023 ATRASADO

1,9 milhão de veículos ainda estão com o IPVA de 2023 com pagamento atrasado. O levantamento é da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG), que começa a receber nesta segunda-feira (15) a primeira parcela do imposto de 2024.

 

Restrições em caso de atraso

O motorista flagrado em uma blitz sem o IPVA quitado comete infração gravíssima, recebe sete pontos na carteira e multa de R$ 293,49. O veículo é removido e levado para um pátio credenciado, onde mais taxas da diária e do reboque serão cobradas. O inadimplente pode ser inscrito na dívida ativa do Estado e ter o débito enviado para protesto cartorial.

Para que o condutor mineiro regularize a documentação do carro, será preciso pagar o valor correspondente, acrescido de taxas. A multa diária é de 0,3% até o 30º dia. Após esse período, são cobrados 20%, além da taxa Selic acumulada do mês posterior ao vencimento até o mês do pagamento.

 

Pagamento Imposto de 2024

O vencimento da 1ª parcela para carros com finais de placas 1 e 2 termina nesta segunda. Nesta segunda também acaba o prazo para pagar o imposto com desconto de 3%, válido para a cota única. A consulta do valor do IPVA pode ser feita por meio do número do Renavam do veículo, no site da SEF ou no LigMinas pelo telefone 155, válido para todo o Estado. Além do pagamento pelo site da Secretaria da Fazenda, os mineiros podem ir até os terminais de autoatendimento ou guichês dos bancos credenciados (Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Mais BB e Santander).

O IPVA em Minas pode ser pago também via PIX. Para gerar o QR Code, os interessados devem acessar www.fazenda.mg.gov.br e, na área do IPVA, escolher a opção emissão da Guia do IPVA. Neste ano, o imposto reduziu 3,37%, em média, em relação a 2023, devido à desvalorização dos veículos usados.

 

Licenciamento

Os motoristas devem ficar atentos à data de vencimento da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV), no valor de R$ 39,36. O imposto deve ser quitado até 31 de março.

 

Confira a tabela de pagamento do IPVA 2024, cliando aqui.

 

Por Jardel Gama

Com informações do Portal Hoje em Dia