Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

ESPAÇO DE ACOLHIMENTO

O projeto "Canto da Rua ", coordenado pela Pastoral Nacional do Povo da Rua, vai ganhar uma nova sede em Belo Horizonte. Agora permanente, o novo espaço vai funcionar no bairro Santa Inês, na região Leste da capital, com espaços de atendimento e serviços humanizados. 

A ação nasceu durante a pandemia da Covid-19, para assistir a população em situação de rua de Belo Horizonte, e funcionou de forma emergencial na Serraria Souza Pinto durante 15 meses. Ao todo, a iniciativa realizou mais de 235 mil atendimentos, entre acolhimento, atendimento técnico psicossocial, acesso a espaços, materiais para higienização, banho, lavagem de roupas e lanche. 

O projeto agora volta de forma permanente em um espaço cedido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, no bairro Santa Inês, e que contará com construção eco amigável e diversos eixos de atuação, tendo como objetivo primordial a superação da vida nas ruas, criando oportunidades para esses cidadãos.

No entanto, ainda não há uma previsão de quando as obras, divididas em diversas fases, serão finalizadas. Segundo a Pastoral, a ideia é que a primeira etapa seja concluída em até um mês, com a inauguração da "Padaria Escola". O espaço está em fase de implementação e aguarda a chegada de equipamentos para começar a funcionar. 

Além disso, há a previsão de construção de em média 30 unidades, que servirão de moradia para até 50 pessoas. Para isso, a iniciativa está em busca de parceiros para alavancar a construção. Empresas interessadas em apoiar o projeto podem procurar a Pastoral Nacional do Povo da Rua. 

O novo "Canto da Rua" será aberto na rua Gustavo da Silveira, número 1578, no bairro Santa Inês.