AUDIÊNCIA TERMINA COM PEDIDO DE SUSPENSÃO DE DEMISSÕES DE ENFERMEIROS DO SAMU DE BELO HORIZONTE
A audiência pública sobre cortes no orçamento na Saúde em Belo Horizonte terminou nessa quarta-feira (22) com um pedido de suspensão das demissões de pelo menos 34 profissionais da enfermagem do transporte sanitário e do Samu. A solicitação deve ser encaminhada nas próximas horas à presidência do legislativo municipal. No encontro, a categoria pediu também uma reunião com os representantes do Ministério Público, para que os trabalhadores sejam executados de forma oficial.
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte afirma que os profissionais foram contratados em caráter temporário durante a pandemia da Covid-19 e que os vínculos se encerram em 1º de maio, sem previsão de renovação. Conforme a administração municipal, o número de trabalhadores que atuam no SAMU, assim como o número de ambulâncias que compõem a frota do serviço no município, segue os parâmetros definidos em normativas do Ministério da Saúde.
A PBH sustenta ainda que as escalas serão reorganizadas e que não haverá redução no número de ambulâncias. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a equipe será dividida em um técnico de enfermagem por plantão em 13 Unidades de Suporte Básico (USBs) e dois técnicos por plantão nas outras 9 ambulâncias desse tipo.
RELEMBRE A DISCUSSÃO
As demissões e a possibilidade de redução de verbas vêm sendo alvo de críticas de sindicatos e entidades médicas, que apontam risco de sobrecarga nas equipes, aumento do tempo de espera e piora na qualidade do atendimento. O cenário ocorre em meio à alta demanda por doenças respiratórias e à situação de emergência em saúde pública decretada na capital.
Por Jardel Gama
Leia também:
DIA DAS MÃES: Pesquisa revela que consumidor comprará presentes mais caros neste ano
Divulgação/Banco de imagens