PLANTÃO PARA ACOLHER MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NA FOLIA ACONTECE NA PRAÇA DA LIBERDADE
O Plantão Integrado Acolhe Minas, estrutura destinada ao acolhimento de mulheres que possam sofrer qualquer tipo de violência ou constrangimento durante o Carnaval de Belo Horizonte está em funcionamento até daqui a pouco, às 4 horas desta tarde de terça-feira. A estrutura fica no Pavilhão da Liberdade, na Praça da Liberdade, região Centro-Sul. Além do acolhimento presencial, o espaço conta com promotores de Justiça de plantão, psicólogo e assistente social, ouvidoria das mulheres - tanto física quanto remota - e possibilidade de requerimento de medidas protetivas, inclusive em casos que não envolvam violência doméstica ou familiar. A proposta é garantir orientação imediata às vítimas e facilitar o acesso aos direitos durante o período festivo. Sabia mais, no site da Liberdade.
ESTRUTURA INTEGRADA
O plantão reúne representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público de Minas Gerais, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, além da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres e da Cemig.
A Defensoria Pública de Minas Gerais também está no local para prestar orientações jurídicas e realizar encaminhamentos urgentes. Já o Ministério Público atua com promotores de Justiça de plantão e equipe especializada.
A iniciativa Proteja Minas, da Sejusp, também integra o espaço e realiza acolhimento inicial, além de ações de conscientização nos blocos de rua. Durante o Carnaval, equipes circulam pelos circuitos da cidade com mensagens de prevenção e orientação. Há ainda a distribuição de kits de higiene em parceria com o Departamento Penitenciário.
Por Jardel Gama
Leia também:
PROTEÇÃO PARA ELAS: Campanha contra assédio sexual no carnaval tem adesão de 18 estados
Divulgação/Banco de Imagens