BELO HORIZONTE INICIA VACINAÇÃO DE BEBÊS PREMATUROS E CRIANÇAS COM COMORBIDADES CONTRA BRONQUIOLITE
Belo Horizonte iniciou nesta quinta-feira (5) a vacinação contra a bronquiolite em bebês prematuros, menores de 6 meses, que tenham recebido alta hospitalar.
O imunizante está disponível no Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie), na Rua Domingos Vieira, 488 (2º andar, dentro do CEM Ipsemg), no bairro Santa Efigênia, na região Leste da capital.
As crianças menores de 2 anos (até 1 ano, 11 meses e 29 dias) com comorbidades também receberão as doses no Crie.
Poderão se vacinar as crianças com doença cardíaca congênita hemodinamicamente significativa (DCC), doença pulmonar crônica da prematuridade (DPCP), imunocomprometimento grave de origem congênita ou adquirida, fibrose cística, doenças neuromusculares, anomalia
Para receber a vacina, é necessário a comprovação da condição de saúde da criança, por meio de laudos ou declarações médicas, ou resultados de exames, além de um documento de identificação com foto, certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina.
Os bebês prematuros nascidos nas maternidades do Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), Risoleta Tolentino Neves, Santa Casa e Odete Valadares receberão o imunizante nirsevimabe dentro das próprias instituições, antes da alta hospitalar.
A nirsevimabe, que previne o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um dos principais causadores da bronquiolite, também está disponível para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. O imunizante é aplicado em dose única, com recomendação de nova imunização a cada gestação.
As doses estão disponíveis nos 153 centros de saúde da capital, no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e em postos extras. Os endereços podem ser consultados on-line.
Leia também:
DIVULGAÇÃO/PBH