NOVA ESTAÇÃO DE METRÔ NA GRANDE BELO HORIZONTE SERÁ INAUGURADA NA PRÓXIMA SEMANA
A Estação Novo Eldorado, em Contagem (MG), uma extensão de 1,6km da Linha 1 do Metrô de Belo Horizonte, será entregue nos próximos dias, conforme anunciado pelo governo de Minas nesta quinta-feira (5/2). A entrega condiz com o cronograma do Estado.
De acordo com o vice-governador Mateus Simões (PSD), que acompanhou a chegada do primeiro dos 24 trens da nova frota do Metrô de BH, ainda não há uma data para a inauguração, mas ela deve ocorrer na semana que vem.
De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), a obra na estação está em fase final e a pasta avalia a melhor data para inaugurar.
A nova estação pode beneficiar 7 mil pessoas por dia e 4.200 usuários serão atendidos no horário de pico. Para suprir a demanda, a concessionária calculou uma operação que atenda três vezes esse número, chegando a aproximadamente 12 mil nesses períodos do dia.
A Estação Novo Eldorado foi construída em um ponto anterior à estação Eldorado. Com isso, ela será o ponto de partida do metrô de Contagem (MG) para Belo Horizonte. De acordo com o Metrô BH, a Linha 1 (Eldorado-Vilarinho) vai se integrar à Linha 2 na estação Nova Suíça.
Leia Mais
Parte dos recursos utilizados para a modernização e ampliação da Linha 1 do Metrô da Grande BH tem origem no Acordo Judicial de Reparação de Brumadinho, assinado em 2021 entre governo de Minas, Ministério Público (MPMG), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública (DPMG) e a Vale.
O objetivo é reparar danos causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho, em janeiro de 2019, que deixou 272 vítimas, além de problemas ambientais e socioeconômicos.
A última estação inaugurada na Grande BH foi a Vilarinho, em 2002. Depois de 20 anos sem ampliação, o governo de Minas ressalta que, além de ampliar a capacidade de transporte diário de passageiros, a nova estrutura vai reforçar a integração metropolitana entre as cidades.
PRIMEIRO TREM DO METRÔ DE BELO HORIZONTE
O primeiro dos 24 trens da nova frota do Metrô de BH chegou nesta quinta-feira (5/2) e deve entrar em operação até o final de fevereiro. As composições, formadas por quatro vagões cada, foram produzidas pela empresa Changchun Railway Vehicles (CRRC), na China, e estão previstas para entrar totalmente em operação até o final deste ano. A estimativa é que quatro trens sejam entregues até julho e outros seis até dezembro.
Leia também:.
NESTA QUINTA-FEIRA (05): Manutenção na rede deixa bairros de Belo Horizonte sem água; veja lista
Reprodução / METRÔ BH