Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Show de Sucessos

13:01 às 14:00

IMPOSTO TERRITORIAL URBANO EM BELO HORIZONTE

PRAZO PARA PEDIR REVISÃO DO IPTU 2026 NA CAPITAL MINEIRA TERMINA NESTA QUARTA (4)

O prazo para pedir revisão do valor do IPTU 2026 de Belo Horizonte termina nesta quarta (4). Os pedidos de revisão devem ser feitos, preferencialmente, pela internet, sem necessidade de deslocamento. Para iniciar a solicitação, o contribuinte precisa ter em mãos a guia do IPTU 2026 e acessar o site pbh.gov.br/fazenda/iptu. Com o índice cadastral do imóvel, que fica na própria guia de arrecadação, o cidadão registra o pedido diretamente no sistema.

 

SAIBA MAIS

As guias estão sendo enviadas pelos Correios neste início de janeiro e não serão disponibilizadas presencialmente nas unidades do BH Resolve. Segundo a prefeitura, o IPTU de 2026 foi reajustado apenas pela inflação e a expectativa é de que poucos imóveis tenham motivo para contestação.

 revisão pode ser solicitada não apenas pelo proprietário formal do imóvel, mas também por terceiros autorizados ou até por inquilinos. Nos pedidos feitos pela internet, não é necessária a apresentação de procuração, desde que o solicitante tenha os dados do titular e o índice cadastral do imóvel.

 

QUEM PODE PEDIR A REVISÃO

O proprietário que consta no Cadastro Imobiliário do município está automaticamente autorizado a solicitar a revisão. Caso outra pessoa faça o pedido, é necessário ter os dados do titular. Já para solicitações presenciais - restritas a casos excepcionais e mediante agendamento - pode ser exigida documentação adicional, como procuração ou contrato de aluguel.

Mesmo que o imóvel ainda não esteja formalmente no nome do atual dono, o pedido pode ser feito pela internet. O sistema permite, inclusive, solicitar a alteração de titularidade antes ou durante o processo de revisão.

 

EXIGÊNCIAS PARA REGISTRAR O PEDIDO

Para abrir a solicitação de revisão do IPTU 2026, o contribuinte precisa:

- Ter cadastro ativo no Gov.br;

- -Estar inscrito no Domicílio Tributário dos Contribuintes e Responsáveis Tributários de Belo Horizonte (DECORT-BH);

- Informar corretamente o índice cadastral do imóvel;

- Anexar a documentação específica exigida para cada tipo de revisão, conforme lista disponível no portal da prefeitura.

- O passo a passo para orientar o preenchimento do pedido também está disponível no site oficial.

 

Guia do IPTU

Desde o dia 1º de janeiro, as guias do IPTU 2026 já podem ser emitidas pela internet, no portal da prefeitura. Além da consulta de valores, o site passou a oferecer a ferramenta “Entenda sua Guia do IPTU 2026”, que explica de forma detalhada os itens que compõem a cobrança, como valor venal do imóvel, taxas agregadas e critérios de cálculo.

 

 

Por Jardel Gama

 

 

Leia também:

IMPOSTO SOBRE VEÍCULO EM MENOS DE UMA SEMANA: Pagamento do IPVA 2026 em minas começa na segunda-feira (9)