Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Programação Normal

07:01 às 10:00

TEMPESTADES

DEFESA CIVIL DE MINAS GERAIS ALERTA MORADORES SOBRE CICLONE COM CHUVAS INTENSAS

Praticamente toda Minas Gerais deve estar atenta: há previsão de temporais nas próximas horas e dias, influenciados pela atuação de um ciclone. No início da tarde desta sexta-feira (30/1), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) emitiu um alerta para chuvas fortes, acompanhadas de rajadas de vento e, eventualmente, de granizo, ao menos até domingo (1°/2).

Conforme o Centro de Inteligência em Defesa Civil (Cindec), o padrão típico do verão, com aquecimento durante o dia, favorece a intensificação das instabilidades, que podem se organizar tanto no período da tarde quanto, em alguns momentos, desde as primeiras horas do dia.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Nesta sexta-feira (30/1), há previsão de tempestades isoladas em diversas regiões: Noroeste, Zona da Mata, Central, Metropolitana de Belo Horizonte, Sul, Campo das Vertentes, Oeste e Triângulo Mineiro.

Ao longo do dia, o aquecimento intensifica as instabilidades em todo o estado. Os acumulados podem chegar a 50 milímetros no Sul e no Triângulo Mineiro, com rajadas acima de 70 quilômetros por hora (km/h) e condições para granizo.

No sábado (31/1), a atuação de um ciclone no oceano favorece tempestades em praticamente todas as regiões. As chuvas podem ocorrer desde a madrugada e se intensificar à tarde, com rajadas de até 70 km/h e queda ocasional de granizo. Os maiores volumes, em torno de 40 milímetros, são esperados no Noroeste, Central Mineira e Grande Belo Horizonte.

No domingo (1/2), o tempo segue instável em todo o estado, com tempestades isoladas, rajadas de até 80 km/h e condições favoráveis para granizo. Os maiores acumulados, próximos de 30 milímetros, devem ocorrer no Norte, Noroeste e Triângulo Mineiro.

Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, o cenário exige atenção redobrada e comportamento responsável da população.

DICAS DE PREVENÇÃO

Em caso de sinais de instabilidade no imóvel, como trincas, rachaduras ou inclinação de árvores e muros, a orientação é sair do local e acionar o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (193) e a Defesa Civil do município (199) para avaliação técnica antes do retorno à residência.

A população também pode se cadastrar gratuitamente para receber alertas da Defesa Civil, enviando o CEP por SMS para 40199.

Em situações de emergência, os telefones são: 190 (PMMG), 193 (Bombeiros), 199 (Defesa Civil) e 192 (Samu).

 

Leia também:

NESTA SEXTA (30): Quase 183 mil contribuintes receberão a restituição do Imposto de Renda