MINAS TAMBÉM DEVE FLEXIBILIZAR PROVA DE BALIZA PARA TIRAR CNH
O Detran de Mina Gerais afirma que já estão em andamento estudos técnicos necessários para a implementação de novas regras para tirar a carteira de motorista. O Departamento de Trânsito do Estado aguarda também a publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, que será divulgado pelo Senatran, documento que vai nortear a adoção das mudanças como a flexibilidade da prova de baliza, a mudança no critério de pontuação do exame prático, que deve passar a reprovar o candidato apenas quando houver ultrapassagem de 10 pontos e a possibilidade de fazer a prova da CNH com carro automático.
A desobrigatoriedade da baliza é fruto de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Segundo o órgão federal, os critérios técnicos dos exames práticos poderão ser aplicados de forma uniforme em todo o território nacional, seguindo as diretrizes do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular. Segundo o Ministério dos Transportes, a medida deverá ser seguida por Minas e demais unidades federativas.
Uma das etapas que mais reprova quem tenta tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a baliza atual - feita de forma separada e entre cones - deixará de ser obrigatória no exame de direção em pelo menos cinco estados: São Paulo, Santa Catarina, Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.
OPINIÕES DIVERGENTES
A mudança divide opiniões e acende sinal de alerta entre especialistas em segurança viária. No modelo anterior, o candidato precisava ser aprovado tanto na baliza quanto na prova de rua para obter a CNH. Agora, o exame passa a ser realizado em uma etapa única de trajeto. De acordo com o Ministério dos Transportes, as manobras de estacionamento serão avaliadas durante o percurso em via pública. O examinador observará como o condutor estaciona o veículo dentro de um contexto real de trânsito, e não mais em um espaço isolado e cercado por protetores.
MEDIÇÃO DE PONTOS NO EXAME DE DIREÇÃO
Em Minas Gerais, a mudança na pontuação do exame prático, em que a reprovação passará a ocorrer quando o candidato ultrapassar 10 pontos.
Agora, o candidato inicia o exame sem pontos e pode ter a pontuação acrescida conforme as infrações de trânsito cometidas durante o percurso, respeitado o limite máximo de 10 pontos, de acordo com a gravidade da infração. Cada infração terá um peso.
- Peso um: infração de trânsito de natureza leve;
- Peso dois: infração de trânsito de natureza média;
- Peso quatro: infração de trânsito de natureza grave;
As novas regras fazem parte das mudanças recentes que vêm sendo feitas para tirar ou renovar a CNH. A maior dessas alterações foi o fim da obrigatoriedade de fazer aulas de direção em autoescola. Pelas novas normas divulgadas no fim de 2025, o curso teórico passou a ser gratuito. O governo fornece ao candidato todo o conteúdo de forma digital, mas também é possível frequentar aulas presenciais em autoescolas. Além disso, o exame prático poderá ser feito com veículos automáticos.
Anteriormente era obrigatório fazer 20 horas de aulas práticas, agora só duas horas são necessárias. O candidato, caso queira, também pode frequentar uma autoescola ou contratar instrutores autônomos.
Por Jardel Gama
Leia também:
IMPOSTO SOBRE VEÍCULO À VISTA: Pagamento do IPVA 2026 em Minas começa em menos de 10 dias
Divulgação/Banco de Imagens