Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Brasil Caboclo

04:01 às 07:00

MAIS CHUVA PELA FRENTE

Formação De Ciclone Deve Impactar O Tempo Em Cidades De Minas Gerais A Partir Desta Sexta-Feira (29)

A formação de um ciclone no litoral da região Sudeste deve impactar o tempo em cidades de Minas Gerais, já a partir desta sexta-feira (29), com grande volume de chuva e queda nas temperaturas. O alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado na tarde dessa terça-feira (27) prevê acumulado que pode superar 100 milímetros, em 24 horas, principalmente nas regiões Sul e do Triângulo Mineiro, onde há possibilidade de queda de granizo. Cidades das regiões Central, Grande Belo Horizonte, Noroeste e Alto Paranaíba podem ter chuva, mas em menor escala.

Conforme o Inmet, a previsão indica "atuação persistente do ciclone até o início da próxima semana, o que pode ajudar a formar um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)".

A ZCAS é caracterizada pelo aumento de nebulosidade, com períodos prolongados de chuva. O fenômeno já provocou dias de chuva intensa em Minas Gerais, inclusive na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em 2026.

 

O QUE É UM CICLONE?

Um ciclone é uma área de baixa pressão atmosférica onde, no Hemisfério Sul, os ventos giram em sentido horário e levam umidade para o centro do sistema, explica o Inmet. Como o ar nessa região é quente e úmido, ele sobe, o que favorece a formação de nuvens carregadas e pode provocar chuvas intensas.

 

 

Por Jardel Gama

 

 

Leia também:

MINERAÇÃO SUSPENSO: Vale paralisa unidades depois suspensão de alvarás por extravasamentos de reservatórios