Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Manhã Legal

07:01 às 11:00

CARNAVAL 2026

PMMG VAI OFERECER ATENDIMENTO EXCLUSIVO PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

Para garantir o atendimento às vítimas de crimes de violência sexual durante o Carnaval de 2026, a Polícia Militar de Minas Gerais vai instalar duas Cabines Rosa durante a folia para otimizar o atendimento às mulheres. 

A estratégia, que foi divulgada em coletiva de imprensa nesta terça-feira (27/01), vai centralizar o atendimento, o socorro às vítimas e a possível captura dos agressores durante 24 horas em todos os dias da folia. As estruturas vão funcionar no Centro de Comando da Polícia Militar, na praça da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Na prática, toda vítima que buscar ajuda via 190 ou através do aplicativo Emergência MG será acolhida por uma militar mulher, que vai direcionar uma guarnição mais próxima para realizar o atendimento.

Segundo a PM, todo o efeito da polícia (cerca de 40 mil militares) será empenhado na festa. O uso de drones e câmeras de reconhecimento facial, como em anos anteriores, também serão usados. Além da PMMG, outras forças de segurança vão atuar na festa.

Com foco na prevenção de crimes contra a mulher, a Polícia Civil de Minas Gerais lança novamente a campanha “Depois do não, tudo é crime, uai”. 

Além da unidade de atendimento ao turista, duas novas unidades da Delegacia de Plantão serão inauguradas para atualizar na segurança em Belo Horizonte: uma na praça Raul Soares, no Centro, e outra na regional Venda Nova.

Já o Corpo de Bombeiros vai empenhar 2.371 militares na Região Metropolitana de Belo Horizonte e 3.592 no interior do estado. Estão previstas 115 ações de prevenção (em 15 cidades históricas), 245 ações de prevenção aquática (em 63 balneários) e serão montados 174 pontos-base em rodovias.

TERCEIRO MAIOR CARNAVAL DO BRASIL

Minas Gerais deve receber nos próximos dias cerca de 15 milhões de pessoas querendo curtir o Carnaval no estado. Atrás apenas de Rio de Janeiro e Bahia, o Carnaval mineiro vem se destacando pelas inúmeras opções de folia.

Até agora, para acomodar os 14,9 milhões de pessoas, a taxa de ocupação da rede hoteleira está em 70%, mas a previsão é de 95%.

 

Leia também:

QUASE LÁ: Carnaval deve reunir quase 15 milhões de foliões em Minas Gerais, diz governo do estado