MUDANÇA NO LAYOUT DA CONTA DE LUZ DA CEMIG REFORÇA ALERTA CONTRA GOLPES
A Cemig alerta são falsas as afirmações de que as novas alterações no layout na conta de luz são um golpe. Segundo a Companhia Energética de Minas GeraiS, as mudanças - com a cor verde mais vibrante, na fatura de energia elétrica são reais e feitas pela própria estatal. Mesmo com a confirmação, Cemig alerta que o consumidor deve se certificar de que o boleto de cobrança é o correto, verificando os dados bancários e utilizando os canais oficiais da companhia como o WhatsApp da Cemig, no número (31) 3506-1160, o Cemig Atende Web, no site atende.cemig.com.br, ou pelo telefone 116, disponível 24 horas por dia.
BOLETOS FALSOS, SUPOSTOS ATENDENTES, CÓDIGOS DE PAGAMENTO FRAUDULENTOS
Segundo a estatal, há tentativas de fraude envolvendo boletos falsos, ligações de supostos atendentes bancários, clonagem de WhatsApp e código de pagamento fraudulento. "Por se tratar de um serviço essencial e recorrente, a conta de luz acaba sendo alvo frequente de estelionatários", acrescenta a Cemig.
Segundo o analista de Proteção da Receita da companhia, João Dornelas, os golpistas costumam abordar clientes com bom histórico de pagamento, o que aumenta a chance de sucesso da fraude: “em caso de qualquer dúvida sobre a autenticidade da cobrança, o cliente deve interromper o pagamento e procurar imediatamente os canais oficiais da Cemig para verificar a situação”, orienta.
Caso haja indícios de golpe, a recomendação é registrar Boletim de Ocorrência em uma das unidades da Polícia Militar (PM).
A nova fatura também conta com avisos de débitos anteriores e comunicados obrigatórios em destaque - antes posicionados ao fim da conta. Divulgação/Cemig
NOVA FATURA DA CEMIG JÁ É ENTREGUE AOS CONSUMIDORES
Desde o início do ano, a conta de luz passou por diversas alterações. Além da cor verde mais vibrante, houve a redução de termos técnicos e a presença de QR Code na área superior da conta, adicionado para pagamento via PIX. A fatura conta também com avisos de débitos anteriores e comunicados obrigatórios em destaque - antes posicionados ao fim da conta.
Outra mudança é a substituição do número de instalação pelo novo número da Unidade Consumidora, padronizado nacionalmente conforme determinação da Aneel. O novo código, com 15 dígitos, passa a identificar o imóvel nos canais de atendimento e nas faturas. Durante o período de transição, o número antigo continuará válido por até 12 meses, sem qualquer impacto no valor ou na forma de cálculo da conta de energia.
"O novo modelo de fatura é parte do processo de modernização dos sistemas da companhia, e a novidade traz uma linguagem mais simples, melhor organização das informações e destaque para dados essenciais", diz a Cemig.
Por Jardel Gama
Leia também:
AUMENTO DE PREÇO NA MESA: Gás de cozinha fica quase 5% mais caro na Grande Belo Horizonte
Divulgação/Banco de Imagens