Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Programação Normal

07:01 às 10:00

TRANSTORNOS COM OS TEMPORAIS

CIDADES DA GRANDE BELO HORIZONTE E REGIÃO CENTRAL DE MINAS SOFREM COM DESABAMENTOS DIANTE DAS FORTES CHUVAS

A chuva intensa e persistente nas últimas 24 horas provoca desabamentos na Grande Belo Horizonte e em cidades da Região Central de Minas. Em Sabará, o muro de uma casa caiu durante a madrugada de desta sexta-feira (23), no bairro Morro do São Francisco e Uma mãe e dois filhos precisaram ser retirados de casa depois de deslizamento de terra no bairro Nossa Senhora de Fátima. Durante a manhã desta sexta-feira (23), o desabamento em uma obra no bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte, colocou em risco imóveis do entorno. Nesta quinta-feira (22) em Itabirito, várias ocorrências de deslizamento de terra e quedas de árvores deixam a população em alerta.

 

NOVA LIMA

Já em nova Lima, a Prefeitura utiliza carros de som para alertar moradores de áreas de risco sobre o aumento do nível do Rio das Velhas, que é monitorado pela Defesa Civil, pois o nível chega a mais de 2 metros. Caso ultrapasse 3,9 metros, casa serão invadidas pela água. "A Prefeitura de Nova Lima alerta que, diante dos elevados índices de chuva registrados no município e na região, o nível do Rio das Velhas encontra-se elevado, colocando a área em estado de alerta. A população, especialmente os moradores de áreas próximas ao rio, deve permanecer atenta, evitar locais de risco e acompanhar os comunicados oficiais", informou a administração municipal.

 

CAPITAL

Na manhã desta sexta (23), um muro desabou na Rua João Gualberto Filho, no bairro Sagrada Família, na Região Nordeste de Belo Horizonte. Segundo um morador vizinho, a casa dele corre risco, porque o solo continua instável devido às chuvas. Até o momento, não há registro de feridos.

 

ITABIRITO

Em Itabirito, na Grande Belo Horizonte, a Defesa Civil emitiu um alerta de risco geológico, enviado por mensagens de texto aos moradores. A medida foi tomada após registros de deslizamentos de terra e queda de árvores. Em 24 horas, três ocorrências foram atendidas: uma família precisou deixar a casa depois de um deslizamento e duas ruas tiveram que ser interditadas. A Prefeitura de Itabirito informou que, segundo a Defesa Civil, o Rio Itabirito estava com 1,37 metro, no nível 0, permanecendo dentro do leito normal e sem risco de transbordamento. Até o momento, não há registro de pessoas desalojadas ou desabrigadas, e o município segue monitorando a situação, com equipes de prontidão e orientação para que a população acompanhe apenas os comunicados oficiais. O Rio Itabirito é afluente do Rio das Velhas. O monitoramento é feito por câmeras instaladas próximas ao leito.

 

 

Por Jardel Gama

Com informações do Portal G1

 

 

Leia também:

ALERTA VERMELHO ATÉ ESTE SÁBADO (24): Mais de 300 cidades mineiras estão sob grande risco de alagamentos