CAMPANHA ORIENTA BARES E RESTAURANTES A TROCAREM VIDRO POR LATAS NO CARNAVAL DE BELO HORIZONTE
A campanha “Carnaval é na Lata” inicia nesta quinta-feira (22) com ações educativas voltadas à segurança dos foliões durante o Carnaval de Belo Horizonte 2026, que ocorre entre 31 de janeiro e 22 de fevereiro.
A iniciativa tem como foco orientar comerciantes, bares, restaurantes e ambulantes sobre a priorização de recipientes seguros, como latas e embalagens descartáveis, e a substituição de materiais que ofereçam risco, especialmente garrafas de vidro.
As atividades começam com abordagens educativas em estabelecimentos localizados nas principais vias e nas imediações dos trajetos dos blocos de rua.
Durante as visitas, fiscais orientam sobre as regras de funcionamento no período carnavalesco, como a proibição da venda de bebidas fracionadas e as restrições quanto à obstrução de calçadas, eventos sem licença, montagem de parklets operacionais e uso de caixas de som em logradouros públicos nos dias de desfile.
A fiscalização também reforça normas de segurança no serviço de alimentos e a proibição de objetos pontiagudos ou cortantes, como espetos, copos e pratos de vidro. No caso dos ambulantes credenciados, o descumprimento das regras pode resultar na apreensão de mercadorias, perda do credenciamento e aplicação de multa.
FISCALIZAÇÃO E DESFILES DE BLOCOS
Durante o período oficial da festa, equipes de fiscalização atuarão em todas as regionais da cidade para atender demandas da população, como denúncias de eventos irregulares, atuação ilegal de ambulantes e food trucks e uso indevido do espaço público.
As ações ocorrerão tanto por solicitações registradas nos canais oficiais da Prefeitura de Belo Horizonte quanto em regime de pronto atendimento.
Nos dias de desfile, os fiscais também acompanham a dispersão dos ambulantes ao fim da passagem dos blocos, garantindo a desobstrução das vias para a limpeza urbana e a retomada do trânsito de pedestres e veículos.
Leia também:.
Divulgação/Banco de Imagens