Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

PARA O CARNAVAL

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA VISTORIAS NO COMÉRCIO DE ALIMENTOS EM BELO HORIZONTE

Os fiscais da Vigilância Sanitária (Visa) de Belo Horizonte começaram a intensificar as vistorias em estabelecimentos que comercializam alimentos. O intuito é garantir a segurança alimentar dos foliões durante o Carnaval com foco no cumprimento das boas práticas sanitárias. Nesta quinta-feira (22/01), será realizada ação na rua Alvarenga Peixoto, no bairro Santo Agostinho, região centro-Sul da capital.

As vistorias contemplam bares, restaurantes, supermercados, padarias e lanchonetes das principais vias da cidade. Com a intensificação das ações para o período carnavalesco, já foram realizadas 129 visitas, que resultaram em 15 termos de intimação – documento que determina prazo para que o proprietário corrija as irregularidades –, além de oito advertências por motivos como mal acondicionamento de alimentos ou falta de proteção. Foi lavrado, ainda, um auto de apreensão, com o recolhimento de produtos impróprios para consumo.

Durante as inspeções, são avaliadas as condições gerais de higiene e limpeza, o controle de temperatura dos alimentos, as formas de armazenamento e conservação, a procedência dos produtos, os prazos de validade e o cumprimento das boas práticas de fabricação.

Para reforçar o cuidado, os proprietários dos estabelecimentos também recebem material informativo para afixação, com orientações direcionadas aos consumidores.

DENÚNCIAS

As denúncias podem ser registradas diariamente nos canais oficiais do município: Portal de Serviços, PBH App e telefone 156. Após o registro, os fiscais sanitários comparecem nos locais de acordo com as demandas recebidas.

Durante o período do Carnaval, a Vigilância Sanitária estará de plantão para atender às demandas da população relacionadas a estabelecimentos ou alimentos. Por isso, é imprescindível que qualquer irregularidade seja formalmente registrada nos canais de denúncia.

 

Leia também:

NOVO ALERTA DO INMET: Mais de 550 cidades mineiras estão sob alerta para chuvas intensas