Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Brasil Caboclo

04:01 às 07:00

COLETA DE LIXO NA CAPITAL

REUNIÃO NESTA QUARTA-FEIRA PODE DAR FIM À PARALISAÇÃO DE GARIS EM BELO HORIZONTE

Nova reunião ainda nesta manhã de quarta-feira (21) pode definir os rumos da paralisação dos garis, em Belo Horizonte. A partir das 8h30, na Sede da Empresa Sistema, no Bairro São Gabriel, na Região Nordeste da Capital, o encontro vai contar com a presença de representantes do sindicato da categoria, da Prefeitura da Capita e do Ministério Público do Trabalho. Os trabalhadores reivindicam melhores condições de trabalho com caminhões em melhor estado, equipes completas nas rotas e mais segurança durante a coleta. A categoria cobra também plano de saúde, regularização de direitos trabalhistas e o fim da sobrecarga de serviço.

 

CONCILIAÇÃO FRENTE A FRENTE

Segundo o sindicato da categoria (Sindeac), os trabalhadores devem se encontrar com representantes da prefeitura e da empresa contratada para executar o serviço de coleta do lixo na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas.

Uma assembleia dos profissionais também acontecer nesta quarta 921), na garagem da empresa, no bairro São Gabriel, onde os garis têm se reunido.

 

ACUMULO DE LIXO

 Nesta quarta-feira (21), a greve entra no terceiro dia. Segundo os líderes do movimento, mais de 200 trabalhadores da empresa aderiram à paralisação, ou cerca de 90% d quede de funcionários da empresa, e cerca de 3 mil toneladas de lixo deixaram de ser recolhidas na capital, até a noite dessa terça-feira (20)

 

RESPOSTA DA PREFEITURA

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) afirma que não há atraso nos repasses de recursos às empresas contratadas para executar o serviço de coleta do lixo.  O município ainda afirma que mobilizou, de forma emergencial, 308 garis e 47 caminhões (38 basculantes e 9 compactadores) para atender as áreas mais afetadas.

“A PBH lamenta os transtornos causados diante desta paralisação, pede desculpas à população e salienta que cobrará da empresa contratada providências imediatas para que o impasse entre ela e seus funcionários se resolva o quanto antes e a coleta do lixo volte à normalidade”, diz o município.

A empresa responsável pela coleta domiciliar foi procurada, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem.

 

Por Jardel Gama

Com informações do Portal Hoje em Dia

 

 

Leia também:

RISCO GEOLÓGICO EM BELO HORIZONTE: Chuvarada coloca regiões em alerta vermelho para risco de deslizamentos e desabamentos