APLICAÇÃO DE VACINA QUE PROTEGE BEBÊ NA BARRIGA DA MÃE É REFORÇADA EM BELO HORIZONTE
Belo Horizonte reforça a convocação de mulheres grávidas para receberem a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório, principal causador da bronquiolite em recém-nascidos. A dose única que protege os bebês é aplicada a partir da 28ª semana da gravidez. O imunizante está disponível para as gestantes nos 153 centros de saúde, no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e em postos extras, com endereços que podem ser conferidos no site pbh.gov.br.
IMUNIZAÇÃO EM CURSO
Até o momento, 4,4 mil doses foram aplicadas. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, há cerca de 17 mil grávidas na capital, em todas as idades gestacionais. A recomendação é de uma nova imunização a cada gravidez.
DOCUMENTOS
Para receber a vacina é necessário apresentar documento que comprove a idade gestacional, como cartão da gestante, cartão de pré-natal, exames ou relatórios médicos, ou de outro profissional de saúde de nível superior. Também é preciso levar um documento de identificação com foto e a caderneta de vacinação.
MAIS IMUNIZANTES PARA GESTANTES NA REDE SUS
O calendário vacinal do Sistema Único de Saúde (SUS) também oferece outros imunizantes para gestantes, como as vacinas contra a gripe, a Covid-19 e a dTpa, que protege contra difteria, tétano e coqueluche. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que as grávidas mantenham esses imunizantes em dia.
Para verificar a situação vacinal, basta procurar um dos 153 centros de saúde da capital ou o Serviço de Atenção à Saúde do Viajante.
Por Jardel Gama
Com informações do Portal PBH
Leia também:
ANTÍDOTO EFICAZ CONTRA AIDS: Anvisa aprova novo remédio quase 100% de eficácia por contra HIV
Divulgação/Banco de Imagens