Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Hora da Recarga

19:01 às 20:00

VENDA NA FOLIA

CADASTRO DE AMBULANTES PARA VENDER BEBIDAS NO CARNAVAL DE BELO HORIZONTE COMEÇA NA NESTA SEGUNDA-FEIRA (12)

Ambulantes interessadas em vender bebidas e adereços durante o período oficial do Carnaval de Belo Horizonte devem começar o processo de credenciamento a partir desta segunda-feira (12).  São 14 mil credenciais, 3 mil a mais que em 2025. O cadastro começa daqui a pouco às 9h desta manhã exclusivamente pelo site ambulantesbh.com.br e segue até 16h59 de 19 de janeiro ou até o preenchimento total das vagas.

 

MUDANÇA NO FORMATO DO CREDENCIAMENTO

O processo on-line começou a ser adotado no ano passado, após filas, tumulto e muita reclamação durante o cadastramento de ambulantes no Carnaval de 2024 - que contou com mais de 20 mil vendedores.

Para este ano, os profissionais precisarão comparecer pessoalmente apenas no momento da retirada da credencial, que ocorrerá de 26 a 31 de janeiro, das 8h às 17h, no Expominas, (avenida Amazonas, 6.200, Gameleira).

 

AMBULANTE JÁ CADASTRADOS

Os dois primeiros dias de cadastro on-line, 12 e 13 de janeiro, serão reservados exclusivamente aos caixeiros já cadastrados na Prefeitura de Belo Horizonte e portadores do Certificado da Pessoa com Deficiência. Nessas datas, o cadastramento estará disponível das 9h do dia 12 até às 16h59 do dia 13.

 

PUBLICO GERAL

O cadastro será aberto para o público geral a partir de 14 de janeiro, às 9h. Podem se credenciar pessoas com 18 anos ou mais que residam em Belo Horizonte.

 

 

DOCUMENTOS

Durante o processo de inscrição on-line, os interessados devem enviar uma foto ou fazer upload (nos formatos PDF, JPG ou PNG) de um dos seguintes documentos: Carteira de Identidade (antiga ou nova), Carteira Nacional de Habilitação (antiga ou nova), Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira de Conselho de Classe.

A comprovação de domicílio deve ser feita por meio do envio de contas de água, luz, telefone ou internet, além do Título de Eleitor.

No ato da entrega da credencial será necessário apresentar um documento de identidade oficial com foto e o número de protocolo gerado no cadastro.

 

NÚMERO DE SENHAS

Serão disponibilizadas duas mil e quatrocentas senhas diariamente, seguindo a ordem de chegada. Na ocasião, acontecerá um treinamento e serão distribuídas as credenciais nominais para cada cadastrado. As dúvidas sobre todo o processo de cadastramento e credenciamento podem ser enviadas para o endereço eletrônico diretoria.belotur@pbh.gov.br.

 

CREDENCIAMENTO INTRASFERÍVEL

Segundo a PBH, a credencial, pessoal e intransferível, dá ao ambulante o direito de circular exclusivamente pelos desfiles de Blocos de Rua, entre 31 de janeiro e 22 de fevereiro – período oficial da folia na capital.

Os credenciados devem respeitar as normas descritas no edital, como a proibição da venda de bebidas para menores de 18 anos, a vedação de comercialização de alimentos, bebidas fracionadas e em recipientes de vidro e a permanência da dispersão após o término dos desfiles dos blocos de rua. Também é vedada a presença e comercialização em eventos privados, ainda que realizados em logradouro público.

 

CADASTRAMENTO DE AMBULANTES PARA O CARNAVAL DE BELO HORIZONTE 2025

- Data do cadastro on-line: das 09h do 12 de janeiro às 16h59 do dia 19, ou até acabarem as vagas.

- Data para a entrega da credencial: de 26 a 31 de janeiro, das 8h às 17h.

- Local da entrega da credencial: Expominas (Avenida Amazonas, 6.200, Gameleira).

- Endereço eletrônico para o cadastramento on-line: ambulantesbh.com.br (o link será ativado no dia 12 de janeiro, às 09h).

 

 

Por Jardel Gama

 

 

Leia também:

FOLIA: Pesquisa busca descobrir hábitos dos foliões no Carnaval de Belo Horizonte